Home Destaques

Thainara recebe ameaça de morte em evento LGBT+ em Brasília e sai escoltada (vídeo)

Em mensagem, o autor descreve como realizaria o ataque e que ‘não tem rosto’ e ‘pode estar em qualquer lugar’. Após denúncia a vereadora de Araraquara recebeu apoio do Ministério da Justiça. O evento contava com a participação de parlamentares LGBT+. Câmara de Araraquara divulgou nota de repúdio.

272
Thainara ameaçada antes de assumir cadeira em SP

A deputada estadual eleita por São Paulo, Thainara Faria (PT), recebeu uma mensagem anônima com ameaças de morte enquanto participava do primeiro encontro de parlamentares LGBT+ realizado em Brasília, nesta sexta-feira (20). O caso foi denunciado à Polícia Federal do DF, que busca identificar o autor.

Na mensagem, enviada por e-mail para a deputada que é negra e bissexual, o autor diz estar “cansado de macacas gaysistas” que “pregam contra homens brancos de bem”. O autor ainda diz ter comprado uma “pistola 9 milímetros com seis cartuchos de munição” na semana passada.

“Vou meter uma bala na sua cabeça Thaina (sic) e depois matar todos os negros, gays e sapatonas que estiverem junto com você. E depois disso vou meter uma bala na minha cabeça”, escreveu.

Ele ainda afirmou que estava indo ao evento onde Thainara estava, o “1º Encontro de LGBT+ Eleites ” e que poderia concretizar a ameaça entre os dias 21 e 22 de janeiro.

“Não tenho rosto, posso ser qualquer um neste evento, posso agora mesmo estar ao seu lado e quando você menos esperar: Boom! Seus miolos estarão espalhados pelo chão”, escreveu.

O autor ainda mencionou os nomes de Wellington Menezes, assassino de 12 alunos em uma escola no Realengo, no Rio, em 2011, e Elliot Rodge, que esfaqueou e atirou em várias pessoas na Califórnia, EUA, em 2014 – os quais ele chama de “heróis” e que quer ser como eles.

Pelo Instagram, Thainara contou que deixou Brasília escoltada e que recebeu todo o apoio do Ministério da Justiça. Ela agora está indo para um local seguro, onde ficará afastada das redes sociais para montar uma estratégia de segurança.

THAINARA SE MANIFESTA EM VÍDEO

REPÚDIO DA CÂMARA DE ARARAQUARA

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), vem a público, em nome da instituição, manifestar veemente repúdio ao caso de ameaça contra a vida da vereadora Thainara Faria(PT).

A parlamentar foi jurada de morte, em uma das mais repugnantes demonstrações de racismo e de LGBTfobia. ‘O homem branco e de bem’, como se autointitula, afirma que comprou uma arma e vai “meter uma bala na sua cabeça, Thainara, e depois matar todos os negros, gays e sapatonas que estiverem junto com você”, em um evento em Brasília.

O Legislativo de Araraquara presta sua solidariedade à vereadora Thainara Faria, uma legítima representante do povo, e afiança já estar tomando as providências no sentido de garantir a segurança da parlamentar nas sessões e em suas agendas externas. “Essa ameaça grave já foi encaminhada aos setores de investigação e segurança, para que medidas urgentes sejam implementadas, visando preservar a integridade física da vereadora de Araraquara, já diplomada como deputada Estadual em São Paulo”, disse Landim, repudiando qualquer ato ou manifestação de violência e de discriminação, seja ela qual for.

Vale ressaltar que as autoridades na capital nacional também foram alertadas e estão de posse do longo texto que discorre sobre o mais gratuito ódio por uma mulher negra, bissexual, oriunda das classes mais pobres, conhecedora das necessidades da população mais carente e lutadora pelos direitos dessa camada da sociedade.

“A Thainara é uma gigante nessa luta, por isso incomoda tanta gente. É minha companheira de bancada e de lutas dentro do Partido do Trabalhadores há muito tempo. Sei da sua idoneidade, da sua força e das suas batalhas. A Câmara de Araraquara estará ao lado da vereadora no que estiver ao seu alcance, e reitero nosso repúdio ao fato da ameaça, e de nossa total solidariedade a Thainara. Guerreira, não se intimide, sua caminhada será de vitórias”, ratificou Paulo Landim.