
De acordo com boletim de ocorrência da Polícia Civil, o acidente acontecido na Citrosuco no final da tarde desta segunda-feira (14), tirou a vida de Vinicius Baptista Crespo, 40 anos, funcionário da E.S. Soares Logística, que após ser atacado por abelhas, caiu de uma plataforma elevada. Embora socorrido por um colega também picado pelas abelhas e levado para o Hospital Carlos Fernando Malzoni, o trabalhador não resistiu aos ferimentos, vindo a falecer.
A empresa – Citrosuco – localizada na Rodovia Carl Fischer, zona rural de Matão (SP) contratou a E.S. para execução de serviços, mas ainda não se manifestou sobre o ocorrido e o caso está registrado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar). Todas as tentativas foram realizadas no Serviço de Urgência e Emergência do hospital visando reabilitar o trabalhador contudo não houve resposta e ele veio a óbito.
Além da parada cardiorrespiratória o funcionário apresentava afundamento craniano, fratura nasal e diversas picadas no tórax e braços.
Não está descartada a possibilidade do operário ter problemas alérgicos, pois pessoas podem morrer devido a ataques de abelhas, embora a letalidade seja relativamente baixa. A principal causa de morte é a reação alérgica grave, conhecida como choque anafilático que pode ocorrer após múltiplas picadas ou mesmo após uma única picada em indivíduos sensíveis. Além disso, em casos de ataques massivos, a quantidade de veneno injetada pode levar a complicações graves, como insuficiência respiratória ou renal, e até mesmo à morte, diz um especialista.
O RCIA foi informado que a Polícia Civil requisitou exame necroscópico ao Instituto Médico Legal (IML) em Araraquara para constatar a causa da morte e automaticamente apurar as razões do acidente e apontar as responsabilidades.
De acordo com relatório médico do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Vinícius chegou à unidade por volta das 14h40, já em parada cardiorrespiratória (PCR). A equipe médica tentou reanimá-lo com manobras de ressuscitação por 15 ciclos, mas ele não respondeu e o óbito foi constatado às 15h23. A vítima apresentava afundamento craniano, fratura nasal e diversas picadas no tórax e braços.
A Polícia Civil requisitou exame necroscópico ao Instituto Médico Legal (IML) de Araraquara para determinar com precisão a causa da morte. O caso será investigado para apurar as circunstâncias do acidente e possíveis responsabilidades.
O corpo está sendo encaminhado nesta quarta-feira (16) para São Gonçalo, no Rio de Janeiro, onde residia.