Um trator da marca John Deere/6115J, de cor verde, que foi roubado na noite desta quinta-feira (11), em uma fazenda na área rural de Guarapiranga. No final da tarde deste sábado (13), foi encontrado em uma mata próximo ao Assentamento Bela Vista.
A Associação de Fornecedores de Cana de Araraquara – Canasol, publicou em seu grupo de WhatsApp, por onde tem contato direto com seus associados a notícia do roubo de um trator do associado Luiz Antônio Vanalli, de sua propriedade que fica em Guarapiranga por volta das 10h.
Outro associado Luís Orlando replicou a postagem em outro grupo, onde participam também produtores rurais do Assentamento Bela Vista por volta das 11h. Logo em seguida um dos integrantes do grupo do assentamento, ligou para Luís, dizendo ter visto o mesmo trator passar pelo assentamento por volta das 3h da madrugada.
Diante da informação o proprietário do trator intensificou as buscas no local e avisou o pessoal dos arredores para que ficassem atentos. Neste sábado (13), no final da tarde, quando o proprietário já dava como perdido, devido a chuva ter apagado os rastros do trator, um outro produtor de soja do assentamento que havia recebido a foto da Canasol, entrou em contato e disse que havia visto o trator em meio a uma mata próxima de sua propriedade. Vanalli foi até o local e conseguiu recuperar o trator.
Ninguém foi preso até o momento e os roubos de tratores na região tem aumentado substancialmente.
GOLPE
O proprietário do trator disse que ao passar seu contato juntamente com a notícia, recebeu muitas ligações, de pessoas que afirmavam que sabiam da localização do trator, mas só diriam mediante pagamento. Estando atento aos golpes que acontecem nesses momentos o produtor rural, não deu atenção e seguiu com as buscas. É comum golpistas se utilizarem de roubos de trator para entrar em contato com o proprietário e levar vantagem em um momento de vulnerabilidade.
Vale ressaltar que na noite de domingo 31 de janeiro, um trator Valtra BM 100, foi roubado da propriedade de Karin Raja Cury, na cidade de Gavião Peixoto, onde golpistas conseguiram tirar do produtor rural R$ 3 mil reais, afirmando que após o pagamento enviariam a ele a localização do trator.