Home Cidade

Três incêndios nesta terça na região do Pinheirinho indicam atos criminosos, diz Defesa Civil

Com um incêndio na parte da manhã e outros dois no período da tarde, na mesma região, apontam que houve uma combinação criminosa ocasionando sensíveis prejuízos ao meio-ambiente

56
Incêndios começaram logo cedo na região do Pinheirinho e se estenderam pelo final da tarde

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil em nota, anunciou nesta terça-feira (05), que por volta das 9h da manhã, foi acionada para atendimento a um incêndio nas imediações do Parque do Pinheirinho.

O foco inicial começou no bairro Jardim Pinheiros 2, próximo a uma obra da construtora ADN. Com a força do vento, o fogo se espalhou rapidamente em direção à área de ecoterapia do parque. As equipes da Defesa Civil atuaram de forma imediata, com apoio do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e de um caminhão-pipa da Secretaria de Obras da Prefeitura, permanecendo no local durante toda a manhã para controlar as chamas.

Parte da equipe da Defesa Civil durante o combate ao fogo

O Corpo de Bombeiros também esteve presente no fim da manhã e reforçou o combate ao incêndio, que foi completamente extinto.

No entanto, por volta das 16h, dois novos focos de incêndio foram identificados em pontos distintos da mesma região, o que exigiu o retorno das equipes. Com o uso de tratores, foram feitos aceiros e os focos foram novamente controlados.

Ao longo do dia, foram contabilizados três focos de incêndio distintos nas imediações do Parque do Pinheirinho. A umidade relativa do ar permaneceu elevada durante todo o período, o que descarta a possibilidade de combustão espontânea. As evidências apontam para a ação criminosa intencional.

É importante destacar que a queima prescrita realizada recentemente no parque foi realizada de forma controlada e do lado oposto ao dos incêndios registrados hoje. Os focos desta terça-feira tiveram início na direção do Jardim Pinheiros 2, sem relação com a área de queima técnica.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil lamenta profundamente a situação e alerta que ações como essas colocam em risco o meio ambiente, a vida silvestre, a segurança das equipes de resposta e da população em geral. Além disso, exigem grande mobilização de recursos públicos.

A população pode e deve colaborar com as autoridades por meio de denúncias ou avisos de incêndio, utilizando os seguintes canais:

📞 *193* – Corpo de Bombeiros
📞 *199* – Defesa Civil
📞 *153* – Guarda Civil Municipal
📞 *190* – Polícia Militar