Home Cidade

Tríduo São José Operário começa nesta quarta e termina no dia primeiro de maio

Tem início nesta quarta-feira (28) o Tríduo de São José Operário, na Igreja de São José em Araraquara, sendo uma boa ocasião para que seja reconhecida a dignidade do trabalho humano como meio de sobrevivência. Vale a pena os fiéis acompanharem as comemorações previstas.

850
Celebração será feita pelo padre José Alfeu Pereira

A Missa do Trabalhador, marcante celebração pelo Dia de São José Operário, será celebrada neste sábado, dia primeiro de maio, às 9h30 e também às 18h (solene), na Igreja de São José em Araraquara, com a participação de representantes dos fiéis e moradores do bairro. Membros de outras comunidades religiosas também vão estar presentes nas cerimônias.

Até dezembro deste ano, a Igreja tem um tempo especial para celebrar São José, a partir da Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, na qual Papa Francisco convoca o “Ano de São José”, que em Araraquara já foi muito difundido, ainda que de forma digital, por conta da pandemia..

De acordo com o padre José Alfeu Pereira, pároco da igreja, alguns Papas declararam São José o maior Santo da Igreja Católica depois da Virgem Maria. Ele explica que o Papa Pio IX propôs que São José fosse modelo para os trabalhadores, instituindo em 1955 a festa litúrgica de São José Operário. O Papa São João XXIII declarou São José como o “Celeste Protetor” do Concílio Vaticano II e introduziu o nome do Santo no Cânon Romano. Já o Papa Francisco sancionou a introdução do nome de São José no Missal Romano.

“A devoção a São José é forte e espalhada pelo Brasil e pelo mundo. Este Santo está presente na vida do povo, como modelo de operário, e por conhecer a Deus no silêncio do seu coração. Por isso, São José é o santo dos anônimos, dos trabalhadores que falam com as mãos, do silêncio operoso e da discrição”, afirma o padre.

Adilson Custódio que faz parte do Conselho da Igreja de São José destaca que São José Operário, neste tempo de pandemia, inspira os cristãos a colocarem os valores espirituais mais fundamentais para conseguirem uma vida baseada no consolo, na fortaleza e na esperança de dias melhores. “São José nos motiva a ajudar a salvar vidas e a conservá-las diante do inimigo invisível que é a Covid 19”, diz.

No momento em que tantas pessoas enfrentam o desemprego, a incerteza sobre o futuro, diz padre Alfeu, precisamos confiar em Deus e lutar para que a justiça social e trabalhista aconteça e seja respeitada em nosso País. “São José nos ensina a solidariedade, a disposição para escutar Deus e os irmãos. Portando nesta celebração do dia 1º de maio procuremos descobrir, continuamente, os verdadeiros valores da família, do trabalho, a termos a presença de São José em nossas famílias, no mistério da nossa fé”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO COMEMORAÇÕES DO DIA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO