Home Cidade

Tristeza. Faculdades Logatti 78 anos depois, encerram suas atividades em Araraquara

Araraquara deixa de ter a partir desta quarta-feira um complexo universitário de extremo valor: as Faculdades Logatti, centro de ensino superior que por décadas formou milhares de profissionais que operam por todo o mundo. Sua saída de cena mostra o desacerto econômico-financeiro, sucessivas crises políticas e ingerência no ensino universitário.

0
O prédio das faculdades na região central da cidade (Avenida Brasil)

Um dos mais completos e conceituados conjuntos educacionais da região, as Faculdades Logatti, encerraram nesta quarta-feira (03) suas atividades em Araraquara; por 78 anos, a Família Logatti participou ativamente do processo de desenvolvimento da cidade e se manteve altaneira ao capacitar através do ensino presencial, milhares de jovens, muitos deles, empresários bem sucedidos, outros profissionais de nível elevado trabalhando em diversas partes do mundo.

A nota bem resumida descreve um período de dificuldades e várias tentativas de burlar a pandemia, contudo a marca duradoura da doença e as dificuldades em que jovens passaram a encontrar visando a permanência nos estudos, contribuíram para o fechamento das portas, anunciando contudo que todos os compromissos serão honrados, mantendo sua secretaria em funcionamento para informações e atendimento aos universitários que se vinham tendo aulas regularmente.

A escola teve momentos importantes com a implantação de novos cursos em 1978, um deles o de Comunicações, instalado pelo Ministro das Comunicações Euclides Quantd de Oliveira, no governo Ernesto Geisel, de 15 de março de 1974 a 15 de março de 1979. A vinda do militar e político parou a cidade naquele considerado marcante para a história da cidade.

Walter Logatti, engenheiro e diretor da escola que deixa o seu nome na história da cidade

O atual diretor das Faculdades Logatti, na página da escola ainda mantém um resumo da sua ascensão dentro deste complexo educacional e lembra como tudo começou: “Quando jovem, eu acompanhava o meu pai, o engenheiro-arquiteto Walter Logatti, então fiscal do Departamento de Obras Públicas, em visitas a diversas obras. E foi ali que comecei a me interessar pela profissão de engenheiro. Um dos maiores sonhos do meu pai era criar um curso de engenharia civil em Araraquara, que veio a acontecer no dia 1º de dezembro de 1969 através do decreto nº 6576 do Ministério da Educação”.

Waltinho, profissional extremamente querido em Araraquara, lembra que o seu primeiro trabalho na Logatti foi o de assessor da diretoria, isso de 1975 a 1981. “Em 1981, com o falecimento de meu pai, assumi a direção da Faculdade a qual me encontro até hoje. Também, por 25 anos (1975 a 2000) atuei como professor das disciplinas de Desenho Técnico e Desenho Geométrico, no curso de Civil.”

Mais adiante, Waltinho Logatti diz ter muito orgulho de ser formado na primeira turma da Logatti, em 1974, sempre uma das instituições de ensino mais respeitadas da região. “O curso de Engenharia Civil é reconhecido por sua excelência e credibilidade. Por tudo isso, formamos profissionais que fazem a diferença no mercado de trabalho e na vida da comunidade”, completa.

Nota distribuída à imprensa no começo desta noite