Home Destaques

Um balanço sobre os bens declarados pelos candidatos de Araraquara

O jornalista e sociólogo José Maria Viana de Souza escreve sua coluna nos fins de semana em nosso Portal RCIA, narrando o que acontece nos bastidores políticos. Excepcionalmente estamos publicando nesta segunda, por conta do aniversário de Araraquara.

152

DEZOITO CANDIDATOS

Conversava com meu dentista de São Carlos, Roberval Affini, que em Araraquara havia mais consenso que em São Carlos na política. Lá nos parece que o prefeito Airton Garcia está aprovado, o daqui, Edinho Silva, está a meio termo. Sobre candidaturas a deputado, em São Carlos havia 14 (estadual e federal) e me esqueci que em Araraquara havia 15. Bem, hoje vi o registro das candidaturas a deputado estadual e federal de Araraquara – Não consegui ver os de São Carlos – São 17 (estadual e federal) e mais um: 18, que é filho daqui, mas não sai pela base. Então Araraquara ganha de São Carlos no número de candidatos a deputados. Assim, muitos dividem os votos e quase ninguém se elege…

PARA DEPUTADO FEDERAL

Os candidatos de Araraquara registrados no TSE para concorrer às eleições para Deputado Federal, são ao todo, seis. Pedro Tedde (Novo), 67 anos, com o número na urna 3.060, declarou patrimônio de 13, 8 milhões; Coronel Prado (PTB), 55 anos, número na urna 1.441 e patrimônio de 1,24 milhões; Tiago Pires (PCO), concorre com o número 2.997, não tem registro definitivo ainda. Valdir Massucato (Patriota), 61 anos, número 5.107 e 1, 35 milhões; Delegado Elton Negrini (PRTB), 54 anos, com 2.827 na urna, sem registro aprovado; e Edson Jaspion (Solidariedade), 47 anos, com número na urna 7.706 e patrimônio de 354 mil reais.

PARA DEPUTADO ESTADUAL 1

São doze os candidatos de Araraquara a Deputado Estadual: Márcia Lia (PT), atual deputada em segundo mandato, tem 64 anos, concorre com o número 13.113 e possui 263 mil de patrimônio; Dr. Lapena (Patriota), 57 anos, número 51.000, tem patrimônio 1,35 milhões (e 37.774 votos para prefeito de Araraquara em 2020. Se repetir essa votação e o seu partido for bem votado, pode se eleger deputado estadual); Marcelo Barbieri (MDB), 65 anos, concorre com o número na urna 15.678, tem patrimônio de 1,63 milhões (e obteve na eleição de 2018, 386.880 votos para Senador, destes 16.859 em Araraquara); Thainara Faria (PT), 27 anos, número 13.016, tem 45 mil de patrimônio (vereadora mais votado de Araraquara em 2020 com 1.838 sufrágios); Nelson Gritti (PTB), 58 anos, número 14.400, sem registro ainda.

PARA DEPUTADO ESTADUAL 2

Em continuação, registramos para nossos leitores visitantes do Portal RCIA ARARAQUARA, Ygor Fores (Novo), 23 anos, número 30.020 e 7, 7 mil de bens; Professor Augusto César (União Brasil), 49 anos, número 44.081 com 181 mil de patrimônio; Tábata Manzoli (Podemos), 36 anos, 19.360 na urna e bens de 50 mil reais; Leny Bácaro (PL), número 22.566 e recursos de 90 mil declarados; Dr. Lelo (PTB), 46 anos, concorre com o número 14.555 e tem patrimônio de 23 mil reais. Por último, mesmo sendo filho de Araraquara, registro a candidatura do moço Peterson Ruan (PSB) que não é registrado pela cidade (e nos mandou suas informações, obrigado!) que tem 46 anos e patrimônio de 1, 2 milhões. Concorre com o número 40.777 na urna eletrônica.

NOSSAS MENINAS E MENINOS

Fico feliz de saber que pelo menos quatro meninas (uma já é deputada) se aventuram na seara da política (Márcia Lia, Thainara, Tábata e Leny). Precisamos de vocês mulheres para melhorar nossa política porque têm mais sensibilidades que os homens! Entrevistei um senhor muito simples do Laranjal (Araraquara) que me disse: “Hoje, só voto em mulheres, elas são mais preparadas e sinceras na política”! Mas também não deixo de parabenizar nossos jovens homens que também optam por ser candidatos (nunca tive coragem!). Nós precisamos de vocês para oxigenar a velha política corroída deste país! Vamos votar moçada de 16… E mudar!

MARCELO BARBIERI

Nosso amigo Marcelo Barbieri que não quis falar com nossa Seção antes do lançamento de sua candidatura, assim como a Thainara Faria (a Edna Martins falou depois de algumas reclamações), nos enviou um vídeo em que o grande jurista Ives Gandra Martins fala de sua candidatura… “O Marcelo exerceu função relevante em nossa República. Conheço sua idoneidade e o valor de seu trabalho! É uma grande referência para deputado estadual, uma opção para os eleitores votarem em um grande político! Tenho grande admiração por ele”!

MASSAFERA/STEPHEN KANITZ

Roberto Massafera – tivemos duas ou três divergências na vida, porque dizem: políticos e jornalistas não têm amigos, apesar de Maquiavel e da literatura, superamos bem até hoje! – nos enviou texto escrito por Stephen Kanitz em que o jornalista diz ter descoberto porquê jornalistas, professores, escritores e intelectuais em geral ficaram contra os militares durante o “Golpe de 1964”. Segundo o escritor, quatro meses após o Golpe, os militares pela Emenda Número Nove, acabaram com a farra desses profissionais. Desde 1934 esses profissionais não pagavam Imposto de Renda, obtinham financiamento imobiliário sem juros, viajavam gratuitamente de avião, entravam em qualquer show etc. e tal, tudo de graça. “Quando tudo caiu, eles ficaram contra o Golpe”, escreveu!

DEFESA PEREMPTÓRIA

Ora, não é verdade que esses intelectuais fossem de direita e teriam apoiado o Golpe. Os donos de jornais e apenas 20% de seus jornalistas eram de direita e apoiaram o Golpe como a Igreja e parte da sociedade… Cerca de 80% de jornalistas, escritores, professores e intelectuais eram de esquerda. É bem verdade que todos eles tinham regalias na sociedade, mas nenhum deles ficou rico nessa profissão ao contrário de médicos, engenheiros etc. e tal. Acho, no entanto, que quem cuida da cultura, da educação e dos valores históricos da sociedade têm que ter alguma regalia, como na Coréia do Sul e em outras democracias onde esses profissionais são respeitados e cultuados por todos. Vivi momentos em que jornalistas e escritores compravam carros diretamente das montadoras com descontos de 40% do valor e montados especialmente. Tenho certeza que meu amigo Massafera concorda… O Kanitz é que ficou com ressentimentos!

SENTIMENTOS HENRIQUE CUTRALE

Registramos a morte do empresário José Luís Cutrale, 75 anos, por causas naturais. O prefeito Edinho Silva decretou três dias de luto, afirmando que “a Cutrale é a maior empresa de processamento e exportação de sucos de laranja do mundo, além de ser uma das grandes empregadoras de Araraquara, contribui para o nosso desenvolvimento econômico e colabora com diversos projetos sociais da cidade. Devemos isso a José Luís Cutrale que transformou uma empresa familiar num conglomerado de projeção internacional, levando o nome de Araraquara para o mundo”. Nossos sentimentos aos familiares, especialmente ao meu amigo Henrique Cutrale (de tantas conversas e biritas no Velho Armazém), moleque simples como o pai e o avô, sem vaidades e arrogância como são quase todos os ricos. Meu abraço, meu amigo!

LULA X BOLSONARO

Como havíamos analisado na última Seção que os pobres votavam em Lula em sua maioria, a classe média/média um pouco mais em Lula e a média alta e a alta em Jair Bolsonaro. A última pesquisa do IPEC (acho, antigo Ibope) trouxe que, Bolsonaro aposta em seus presentes temporários aos pobres, caminhoneiros e taxistas para mudar o jogo na base da pirâmide… Não sei se consegue! Lula vai apostar em que nos governos petistas os pobres comiam e viviam melhor, bombardear os presentes eleitoreiros e o golpismo. Olha a sinuca de bico em que nós brasileiros estamos metidos. É o sujo contra o mal lavado… Acorda Brasil!

FORÇA DA DEMOCRACIA

A democracia brasileira torpedeada quase que diariamente pelo presidente Jair Bolsonaro deu uma demonstração de forças na posse do presidente do TSE, Alexandre Garcia! Quatro ex-presidentes da República (o quinto FHC estava doente), 22 governadores, ministros e a sociedade civil bem representada para garantir as urnas eletrônicas, conquista brasileira que se coloca no mundo democrático. Quem ficou deslocado e envergonhado foi Bolsonaro que parecia perdido como cachorro em dia de mudanças. Parabéns Brasil! Nossa democracia resiste!