Home Cidade

Unidade de Saúde da Família no Adalberto Roxo tem farmácia fechada e equipamentos sem uso

Vereadora Filipa Brunelli diz que além das irregularidades nas instalações há necessidade de manutenção, para que o serviço seja disponibilizado ao público com qualidade

104
Filipa pede explicações do governo municipal

Irregularidades na estrutura da Unidade de Saúde (USF) do bairro Adalberto Roxo motivaram o Requerimento nº 1420/2025, enviado à Prefeitura pela vereadora Filipa Brunelli (PT).

“Durante vistoria realizada por este mandato foram constatadas diversas deficiências que comprometem a segurança, a privacidade e a qualidade do atendimento prestado aos usuários, bem como a integridade dos servidores”, relata a vereadora.

Azulejos estufados, infiltrações, sistema elétrico exposto e aparelho de ar-condicionado quebrado foram algumas das questões apontadas no documento, que menciona também a falta de grade de proteção nas janelas e de divisórias adequadas entre consultórios e recepção.

Filipa questiona ao Poder Executivo quais medidas serão tomadas para solucionar as irregularidades mencionadas e se há previsão para manutenção nas instalações físicas, elétricas e hidráulicas da unidade.

De acordo com o Requerimento, a farmácia da USF está fechada e os equipamentos odontológicos estão inoperantes. Assim, a vereadora pergunta se há previsão para que seja reestabelecida a entrega de medicamentos à população e para a contratação de profissionais habilitados a utilizar os aparelhos de odontologia.

“A manutenção adequada das instalações, a disponibilidade de farmácia funcional, a operacionalização dos equipamentos odontológicos e a realização periódica de dedetização são condições mínimas para o funcionamento seguro e contínuo da unidade”, diz a vereadora.