Home Destaques

Vacinação contra a gripe: cuidado com as fake News, alerta infectologista da Unimed em Araraquara

"Espero que você, que gosta de você mesmo, que tome a vacina", opina a médica Estela Maura Cirino Catellani

15
A infectologista da Unimed Dra Estela Maura Cirino Catellani

Até o dia 31 de maio, araraquarenses a partir dos 6 meses de idade podem se vacinar, gratuitamente, contra a influenza (gripe) em qualquer uma das 37 unidades de saúde do município, das 8 às 16 horas, ou na unidade do SESA, das 8 às 15 horas. Basta apresentar documento com foto e a caderneta de vacinação.

Segundo dados da Secretaria de Saúde da cidade, a cobertura vacinal em Araraquara está em 27,19%, porcentagem considerada baixa pela infectologista da Unimed Dra Estela Maura Cirino Catellani. Segundo a especialista, fakes news e até “lendas urbanas” atrapalham a disseminação correta da importância dessa imunização junto a população.

“Já ouvi que a vacina pode matar, ou ‘tomei a vacina e peguei gripe forte’. E isso não é possível. O imunizante não é feito com vírus e sim com um fragmentinho dele. Então, não

tem como causar a doença. Às vezes a pessoa fica doente porque a mesma já estava encubada. Espero que você, que gosta de você mesmo, que tome a vacina. E nem dói. É só uma picadinha”, comenta.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2024 teve início em 25 de março, sendo exclusiva até o fim de abril para o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde e da Educação, entre outros. Estes grupos são considerados de maior risco de agravamento da saúde e óbito.