Início Destaques

“Vamos alavancar a economia privada com investimento público”, diz Célio Peliciari

Os principais pontos de seu plano de governo são: Investir em Saúde Básica, gestão democrática e participativa, integrando escola/família/comunidade, reforçar a formação em direitos humanos da Guarda Municipal e definir os Coordenadores e Gerentes dos Centros de Referências da Juventude, das Mulheres, dos Negros por meio de eleições diretas

40
Celio concorre à Prefeitura pela segunda vez

Dando continuidade a série de entrevistas com candidatos a prefeito por Araraquara, a TV RCIA recebeu Célio Peliciari, do PSOL, que falou sobre seus projetos para a cidade caso seja eleito em 15 de novembro.

SAÚDE

Para Célio, o modelo SUS é um dos melhores do mundo, mas não da maneira como vem sendo gerido. O Psol quer aumentar as equipes de saúde da família, para que a população tenha atendimento aceitável. “Este não é o ideal, teremos que reconstruir o que foi perdido; a cidade tem boa estrutura nos bairros mais antigos, já nos novos não acompanhou a demanda; vamos cuidar desde a tenra idade até a velhice, trabalhando com prevenção, assim vamos diminuir as demandas nas UPAs e nas UBS. Para o sistema funcionar precisamos ampliar o atendimento básico”, disse ele.

Outra preocupação do candidato são as cirurgias eletivas, pois se a pessoa tem uma doença precisa resolver rápido antes que se agrave. “Vamos contratar novos profissionais para executar as cirurgias, e abrir novos leitos para possibilitar isso, o dinheiro virá da redução de gastos”, ressaltou.

EDUCAÇÃO

Segundo o candidato a educação vai além da sala de aula, “Temos que saber qual a demanda para o ano que vem e partir disso saber quantas creches teremos que construir ou então ampliar as existentes. A nossa visão para a educação é que a estrutura é ruim, a criança não quer ir para a escola; precisamos criar um ambiente propício para o estudo e para isso pretendemos fazer reformas nas escolas e em creches criando um ambiente onde a criança desenvolva seu potencial. Criança tem que estudar e nós do Psol buscamos dar todas as oportunidades para elas, além da valorização do professor. Menos alunos por sala também é uma de nossas metas” , ressaltou.

HABITAÇÃO

Célio pretende rever a planta genérica do Plano Diretor, pois não acredita que seja necessário a construção de mais casas. “Vamos instaurar o IPTU progressivo para imóveis que não cumpram função social e após cinco anos, se o proprietário insistir que a casa não seja uma moradia, um comércio, ou se for terreno e não for edificado, a Prefeitura Municipal poderá tomar o imóvel e dar títulos da Dívida Municipal para o proprietário. O que faz com que algumas pessoas fiquem sem casa é a sanha da especulação imobiliária e nós vamos rever isto”, disse o candidato.

EMPREGOS

De acordo com o político faz seis anos que o país está em crise e Araraquara faz as mesmas coisas para alavancar empregos e não funciona. “Pegamos o projeto de “Pleno Emprego” e adaptamos para a realidade de Araraquara, vamos alavancar a economia privada com investimento público, utilizar contrato emergencial para contratar milhares de pessoas, para que as comunidades voltem a ter dinheiro, para gastar nos mercadinhos. E o que essas pessoas vão fazer? Reforma urbana, vamos cuidar da cidade. E também pretendemos investir em cooperativas”, disse.

SEGURANÇA

Peliciari é contrário ao armamento da Guarda Municipal, pois acredita que quando o Estado mata, ele fica impune. “O caminho é melhorar a iluminação, mas sem fazer empréstimo e ir trocando aos poucos e garantir a ocupação do espaço urbano noturno, com festas, diria – atrações culturais nos bairros. Isso sociologicamente falando dá certo, temos estatísticas do mundo inteiro, onde o resultado é a diminuição da criminalidade”.

Você pode conferir o plano de governo de Célio Peliciari do Psol (CLICANDO AQUI)

Poderá também conferir a entrevista completa no vídeo abaixo

Ponto de Encontro recebe Célio Peliciari, candidato a prefeito pelo PSOL