Home Destaques

Vasco da Gama dispensa o CEO Pedro Martins, 40 dias após sua chegada a São Januário

Ao ser informado sobre sua saída, ele próprio reconheceu que "esta foi a experiência mais curta que já teve em um clube de futebol e que optou por interromper, em função das mudanças de comando, método e forma de trabalhar”. Ele permaneceu na função dentro do Vasco por cerca de 40 dias.

0
No dia 20 de junho, Pedro Martins já havia sido comunicado sobre sua saída

O araraquarense Pedro Martins, 40 dias após ser contratado para ser o diretor executivo do problemático Clube de Regatas Vasco da Gama no Rio de Janeiro não está mais no cargo. Ele foi apresentado oficialmente na função no dia 31 de maio; nesta segunda-feira foi substituído dentro da SAF, sigla que define uma Sociedade Anônima de Futebol, permitindo que os clubes se transformem em empresas.

O diretor executivo havia assumido a vaga deixada por Alexandre Mattos e trabalhava no planejamento do clube para a sequência da temporada, deixando claro que o Vasco voltaria a ser protagonista, ao mesmo tempo em que, mas alertava sobre o respeito pela sustentabilidade financeira do Clube.

“Para colocar o Vasco entre os protagonistas novamente, não é só dinheiro. Se não tiver uma lógica bem estabelecida, você pode ter um caminhão de dinheiro que vai gastar errado. A torcida normalmente está interessada num grande nome. Mas se a gente começar a tomar uma decisão popular sem respeitar a sustentabilidade financeira do clube, o clube quebra”, disse Pedro Martins na sua posse.

Nesta segunda-feira (08), o clube liberou Pedro Martins e informou a chegada de dois novos profissionais para compor a Diretoria Administrativa da SAF. Carlos Amodeo será o novo CEO, que é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização. Ele é o responsável por implementar as estratégias para promover a visão da empresa em todas as áreas.

Amodeo, tem sólida experiência em gestão corporativa, além de carregar no currículo a atuação como CEO do Grêmio e Coritiba, reconhecido como o melhor CEO de clubes de futebol, em 2018 e 2019, pelo Conafut.

O outro contratado, Raphael Vianna assume o cargo de CFO – profissional responsável pela direção financeira da empresa, fazendo toda a administração e o planejamento estratégico. Ele é um executivo com mais de 25 anos de experiência em finanças e sua última experiência foi como Diretor Financeiro do Cruzeiro SAF, onde liderou o processo de reestruturação financeira e captação de recursos do clube.

Os profissionais chegam ao Gigante da Colina para qualificar a gestão corporativa e área de negócios da SAF.

A SAÍDA DE PEDRO MARTINS

“Durante o dia de hoje termino o processo de transição para a nova diretoria de futebol no @vascodagama. Esta é a experiência mais curta que já tive em um clube de futebol, período que optei por interromper em função das mudanças de comando, método e forma de trabalhar”, recomendou Pedro Martins.

Ele buscou abrandar a saída dizendo que “elizmente não existe uma única forma de chegar ao sucesso ou atingir as metas no futebol. No entanto, todas as opções que fiz em minha carreira profissional foi por acreditar que é possível transformar a vida dos clubes através do desenvolvimento de um norte estratégico claro, que busque fortalecer a organização para tomar as decisões necessárias para o futuro. Acredito que a gestão sustentável e a construção coletiva são pilares fundamentais para a criação de uma cultura vencedora, este é o único caminho que libertará instituições de soluções emergenciais ou de “salvadores da pátria”.

Mais adiante ele argumenta que se coloca à disposição para finalizar alguns assuntos importantes e transferir as informações necessárias durante estes últimos quinze dias. “Faço isso pelo respeito que tenho pelas pessoas e porque acredito que este clube precisa iniciar um ciclo de estabilidade e prosperidade. Desejo um bom trabalho ao Pedrinho e toda sua diretoria, seguirei na torcida para que o @vascodagama retome o seu lugar de direito no futebol brasileiro”, concluiu.

Pedro Martins não se manifestou sobre o seu futuro dentro do futebol.