O prazo entre um e outro caso registrado no plantão policial nesta quinta-feira (24) não chegou a uma hora e dois golpes envolvendo veículos e o marketplace do Facebook, tiveram os mesmos modus operante, ou seja, semelhança no modo da operação.
Em ambos os casos, as vítimas foram induzidas a efetuar as transferências antes mesmo da conclusão da compra.
O primeiro golpe envolveu um caminhão Ford, ano 1982, e o veículo negociado gerou um prejuízo de R$ 15.000,00.
Já a compra de uma moto Honda CG Fan KS 125 cc, segundo negócio feito e registrado em menos de uma hora do outro, deixou para a vítima o prejuízo de R$ 2.500,00.
Sempre o criminoso republica um anúncio real, porém com um valor muito menor que o pretendido pelo proprietário. No caso do veículo de grande porte foram duas as vítimas, um homem de 39 e outro de 44, um que queria vender e outro que interessado na compra até realizou um pagamento via pix. Neste caso ainda a vítima recebeu uma última mensagem na “ transação” “ Pix caiu a conta sumiu”.
Em ambos os casos quando o interessado aparece, o golpista conta uma história, para justificar que o veículo está com outra pessoa. Ao verdadeiro vendedor o golpista, sempre com muita lábia, conta outra história.
O homem interessado pela moto, de 26 anos, estava inconformado ao registrar a ocorrência, principalmente pela própria desatenção no negócio. Ambos os casos foram registrados e a Polícia Civil promete investigar.