Home Cidade

Vereador diz que – há risco do forro cair sobre alunos em escola do Valle Verde

Documentos do vereador Michel Kary (PL) pedem medidas urgentes no CER Lourdes Apparecida Carvalho Prada, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos

95
Risco do forro cair na sala de aula

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Michel Kary (PL), está pedindo para a Prefeitura adotar “providências urgentes” visando a realização de melhorias estruturais no Centro de Educação e Recreação (CER) “Lourdes Apparecida Carvalho Prada”, no Residencial Valle Verde.

O objetivo é “garantir condições adequadas de segurança, funcionamento e bem-estar da comunidade escolar”, de acordo com o parlamentar.

Na Indicação nº 5724/2025, Kary aponta a necessidade das seguintes melhorias:

– reparos imediatos no teto, que apresenta sinais de deterioração e risco de queda;
– instalação e/ou substituição de fechaduras nas portas, atualmente inexistentes ou danificadas, comprometendo a segurança do patrimônio e das pessoas;
– avaliação técnica geral da estrutura do prédio para prevenção de acidentes e manutenção adequada do espaço.

Segundo o parlamentar, o teto apresenta risco iminente, colocando em perigo alunos, professores, servidores e demais usuários do local. A ausência de fechaduras nas portas compromete diretamente a segurança da escola.

Para Michel Kary é dever do Poder Público assegurar que as unidades escolares ofereçam ambiente seguro, digno e adequado ao processo de ensino-aprendizagem, conforme preveem a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e as normas de segurança aplicáveis às edificações públicas”, destaca o vereador.

Já na Indicação nº 179/2026, o parlamentar pede que o Executivo dê atenção para o escoamento de águas pluviais em frente ao CER, especialmente na área da lombofaixa em frente à unidade, pois a água se acumula ali em períodos de chuva.

“Essa situação faz com que a água se concentre e entre na escola, gerando transtornos à comunidade escolar, riscos à segurança de alunos, pais e funcionários, além de possíveis danos à estrutura do prédio”, diz Kary, que sugere medidas como ajustes no nivelamento, melhoria da drenagem ou implantação de dispositivos que garantam o correto escoamento da água.