A vereadora Filipa Brunelli (PT) realizou nesta sexta-feira (24), uma ceia de Natal para pessoas LGBTs e aliados expulsos do núcleo familiar ou que estejam em situação de vulnerabilidade social.
O projeto intitulado de “Feliz Natal Mona”, segundo ela, é organizado diante da necessidade em acolher essas pessoas de forma afetuosa nesta data, em específico.
Filipa Brunelli conta que essa ação já acontece antes mesmo dela estar na vereança; o projeto iniciou em 2017 e desde então todos os anos é executado com ajuda de diversas pessoas e doações de alimento.
Para ela a sensação de vazio transformou-se em algo rotineiro. “Era como se não tivéssemos ninguém, como se houvesse festas em todos os lugares, mas não existisse para nós, por isso a necessidade de ressignificar essa data, e criar novos núcleos de famílias, afinal, família é aquela que acolhe, que protege, que cuida e ama, relata Brunelli.
No ano de 2020 a ceia de natal não aconteceu presencialmente devido a pandemia da COVID-19, mas teve a distribuição de kits natalinos de forma delivery. Esse ano com o avanço da vacina, com a disposição do teste rápido e o declínio dos números de contágio, já foi possível retornar a atividade presencialmente, comenta.
“Somos seres humanos, pessoas dignas de afeto, amor, e compaixão, desta forma celebrar o Natal e tantas outras datas festivas também é uma forma de resistência, de relutar contra uma ótica sistêmica que tenta nos eliminar diariamente”, finaliza Brunelli.
Ela é a primeira travesti a ocupar um espaço no legislativo municipal de Araraquara, foi gestora de políticas públicas LGBT na Prefeitura de Araraquara no período de 2017/2020.