Pavimentação do Maria Luiza ainda não foi iniciada
Com início de obras divulgado oficialmente para outubro de 2020, a pavimentação dos acessos aos bairros Cidade Jardim e Maria Luiza, aprovada no Orçamento Participativo (OP) de 2018, não foi sequer iniciada. A observação foi feita pela vereadora Luna Meyer (PDT) em requerimento enviado à Prefeitura no final de junho. A Secretaria Municipal de Obras informou que a obra foi dividida em etapas, cuja primeira parte foi aberta para licitação em 19 de julho deste ano. “A população desses bairros pede a pavimentação há anos e se sente negligenciada e desrespeitada pelo poder público, visto que a via se tornou local de descarte ilegal de lixo e um ponto perigoso sob o ponto de vista de segurança pública”, aponta Luna. Os serviços de drenagem, pavimentação, recapeamento, calçada e sinalização têm custo total estimado de R$ 6,3 mi.
Descarte consciente de eletrônicos
Visando um meio ambiente ecologicamente equilibrado, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou indicação à Prefeitura sugerindo a realização periódica de campanhas para coleta e descarte consciente de “lixo eletrônico”. O parlamentar propôs a utilização de parcerias público-privadas, divulgação das campanhas e sensibilização da população. “De acordo com a Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, o qual é essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, destacou Clemente.
Retorno seguro de aulas 100% presenciais
Após um grupo de professores entrar em contato com o gabinete do vereador Marchese da Rádio (Patriota), alegando impossibilidade de retornar às aulas presenciais, por não considerarem o ambiente escolar seguro para atender 100% os alunos, bem como a falta de estrutura, como sala de aula pouco arejada, falta de EPIs, entre outros, o parlamentar encaminhou ao Executivo, no dia 26 de agosto, requerimento solicitando dados sobre professores e estrutura das escolas municipais de Araraquara para o retorno seguro de 100% das aulas presenciais. “É urgente este retorno das aulas presenciais, desde que haja toda segurança adequada e estrutura para os funcionários, professores e alunos”, pontua Marchese.
Reforma e iluminação da quadra da Praça do Faveral
Moradores das imediações da Praça Roque José Hage, conhecida como Praça do Faveral, procuraram o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MDB) para reivindicar melhorias no local. “Eu estive na praça e vi que ela precisa de uma intervenção do poder público. Os moradores precisam e querem retomar com suas atividades. Estou encaminhando uma indicação ao prefeito, solicitando uma reforma geral na quadra esportiva, danificada com a ação do tempo e de atos adversos, além da substituição da iluminação”, declarou Boi. A indicação trata da reforma da quadra e da troca da iluminação por luzes de Led, como vem acorrendo na iluminação pública da cidade.
Censo do Funcionalismo Público
Com início no dia 16 de agosto e término marcado para o dia 24 de setembro, está aberto o Censo do Funcionalismo Público Municipal 2021, de preenchimento obrigatório, que foi instituído para que a Prefeitura de Araraquara conheça melhor e valorize seus colaboradores, com a finalidade de aproveitar ao máximo suas competências para melhor servir a população da cidade. O levantamento visa coletar informações para o diagnóstico do perfil dos funcionários, a ser utilizado como subsídio para constante aperfeiçoamento do plano de carreira, cargos e vencimentos.
Realizado bienalmente, o censo foi instituído pelo Decreto nº 11.976, de 12 de junho de 2019. Na edição daquele ano, mais de 6 mil servidores começaram a preencher o censo no site da Prefeitura, sendo que 5.486 deles concluíram todas as respostas. Entre os assuntos abordados estão a renda mensal, a escolaridade, estado civil, tempo de serviço público, deslocamento até o trabalho, participação em benefícios sociais, tipo de residência, número de filhos, adesão a planos de saúde e odontológico, entre outros.