Após cinco meses de sessão virtual na Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores decidiram discutir a volta das sessões ordinárias presenciais. A reunião será realizada no início do mês de agosto.
Segundo o presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), duas possibilidades estão sendo estudadas: retornar com as sessões presenciais já no mês de agosto ou esperar que a vacinação avance um pouco mais.
A primeira sessão virtual foi realizada em 16 de fevereiro, a partir da quinta sessão ordinária deste ano. A medida foi tomada devido ao avanço da pandemia no município, o que acabou definindo o primeiro lockdown no final daquele mês.
Para a vereadora Fabi Virgílio (PT), a sessão presencial otimiza o trabalho do Legislativo. “A dinâmica das sessões presenciais é outra. É mais ágil, olho no olho e resposta direta. Sessões online com controle de microfone inviabilizam o que é espontâneo, por isso o retorno presencial trará nova dinâmica pra Casa”, avalia.
João Clemente (PSDB) também acredita que o contato presencial nos debates é benéfico para as decisões em prol da cidade. “Favorece muito as deliberações da casa, além de construções e articulações a respeito de projetos, que no formato online é muito ruim”, opina o tucano.
Nesta terça-feira (20), a Câmara realiza sua 26ª sessão ordinária, novamente no formato online.