Home Destaques

Viação Piracicabana incorpora Empresa Cruz e marca vai desaparecer do mercado

Fundada pelo imigrante italiano Leonardo Cruz, a Cruz foi uma das primeiras empresas de transporte do interior de São Paulo, operando inicialmente com linhas entre Araraquara e Nova Europa. O início do transporte de passageiros no percurso Araraquara – São Paulo, se deu em 1950. Trinta anos depois a Cruz foi vendida para Nenê Constantino, então dono da Gol.

207
Empresa Cruz, marca que vai ficar no tempo

Araraquara está perdendo uma das suas mais importantes marcas, pois a Viação Piracicabana recebeu aprovação prévia da Artesp para incorporar a Empresa Cruz de Transportes. Ambas as empresas pertencem ao Grupo Comporte, liderada pela família de Constantino Oliveira, fundador da Gol Linhas Aéreas.

Com isso, gradativamente o nome “Empresa Cruz”, um dos mais tradicionais dos transportes do Estado de São Paulo aos poucos desaparecerá do mercado, deixando de ser usado.

A tradicional empresa de Araraquara (SP) foi fundada em 1938 pelo imigrante italiano Leonardo Cruz, começando suas atividades onde é hoje a Biblioteca Municipal, na Avenida Espanha com Carlos Gomes.

Adquirida posteriormente pelo Grupo Comporte, a empresa é responsável por diversas linhas que ligam o interior paulista à capital e ao litoral do estado de São Paulo.

O Despacho do Diretor de Procedimentos e Logística da Artesp, publicado no Diário Oficial no dia 25 de outubro de 2023, determina que a aprovação definitiva da incorporação fica condicionada à inteira formalização perante a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo), bem como à apresentação de outros documentos que a Agência possa solicitar.