MARKETING POLÍTICO
Não vamos nem chamar de marketing político, porque é muita pretensão… Talvez conselhos ou princípios de comunicação política que vamos oferecer aqui aos leitores, candidatos a prefeitos e a vereador, chamando atenção para o que deve ser dito, como se comportar numa campanha e o que deve ser evitado. Primeiro para não perder o eleitor, fazê-lo se distanciar mais e segundo, porque precisa conquistá-lo, trazê-lo sempre com carinho para o seu lado.
DISCUSSÕES ESTÉREIS
Não adianta argumentar, provocar discussões estéreis de convencimento que não vai adiantar e vai perder a eleição. O que motiva as pessoas é como fazê-las se sentirem bem. Exemplo: a “direita” diz que Lula é ladrão (Petrolão: 10 bi), mas faz questão de esquecer que Bolsonaro criou o orçamento secreto: cinco vezes mais (50 bi). A esquerda diz que Bolsonaro é golpista, mas esquece que Lula adula as ditaduras de Maduro, na Venezuela e de Xi, na China, assim como é favorável a autocracia de Vladimir Putin, na Rússia e apoia sua guerra expansionista.
RESPEITO AO ELEITOR
O que todo candidato deve ter é o maior respeito pelo eleitor, especialmente aquele que vota no seu adversário e que não tem empatia com sua candidatura, porque você tem de encontrar um meio de cooptá-lo. É comum candidatos criticarem os apoiadores do adversário – exemplo bolsonaristas e petistas. As críticas devem ser feitas aos líderes, nunca aos seguidores. Esses, precisam ser acarinhados sempre como importantes. São donos da razão, do voto e da vitória.
O VOTO É SENSITIVO
O voto é sempre sensitivo, nunca pela razão. São poucos os que votam pela razão! Para chegar ao eleitor, o candidato tem que apelar para as emoções. Não adianta ficar argumentando. As pessoas votam pensando no futuro, não no passado: dizer que fez isso e aquilo e transformar a eleição num referendo. Maquiavel diz: “As pessoas se esquecem com frequência do bem que lhes é feito. Por isso, o mal tem que ser feito de uma vez e o bem, sempre aos poucos”. Poderia citar aqui inúmeros casos de realizações que foram esquecidas, mas o espaço é curto.
ESPERANÇA E ENTUSIASMO
O candidato tem que fazer as pessoas se sentirem que são parte de algo maior do que elas e que elas podem desempenhar um papel importante para alcançar esse grande objetivo. Você precisa fazer com que as pessoas sintam que tem um sentido. Ter um sentido é a melhor forma de motivação. As pessoas precisam se sentir bem sobre si mesmas, e se sentirem bem tendo você como seu líder! O candidato tem que vender esperança e injetar entusiasmo.
‘SEU VOTO IMPORTA’
Outro detalhe na comunicação política é o uso do humor, que vale tanto como uma forma de ganhar o eleitor para você, quanto para atacar o adversário sem parecer cruel. No caso de uma eleição acirrada – como a de Araraquara – o candidato tem que fazer crer ao eleitor que seu voto importa e que pode decidir, influir no resultado. Como o eleitor quer ser consistente, o candidato precisa insistir: “Posso contar com o seu voto”? As chances dele votar aumentam.
DISPUTA DE EMPATE
Em Araraquara, as últimas pesquisas de fontes diferentes, dão conta que há empate entre os principais candidatos, mas ninguém conhece a natureza correta das pesquisas. Muito em breve haverá pesquisa mais confiável! Eliana Honain (PT), aposta no histórico da pandemia, no potencial do prefeito Edinho Silva (PT) e no apoio de verba de Lula (PT). Dr. Lapena e seus apoiadores apostam que estão empatados, mas que no final, como em 2020, os indecisos migrem para sua candidatura, sem falar no tal do voto de compensação: aposta de analistas.
QUEIMADAS ASSOMBRAM
Cerca de 80% do país arde em queimadas e fumaças que ameaçam as cidades, causam prejuízos bilionários e ameaçam a saúde das populações. A Amazônia cercada de fogo e fumaça e seca. Será o fim dos tempos como no Apocalipse da Bíblia quando João nos diz que a terra arderá em fogo? Para Ele o fogo viria do céu em forma de bombas atômicas para queimar a terra em pecados, atentada pelo satanás que dominaria todos os reinos do planeta!
SÃO PAULO QUEIMA
Faz um mês que nas regiões de Araraquara e São Carlos, Ribeirão, São José do Rio Preto e Piracicaba começaram as queimadas gigantes, tidas como criminosas. O STF entra em ação e manda o Governo Lula (PT) agir e contratar profissionais para por fim ao fogo e investigar. Balanço traz mais de 20 cidades, ontem em situação de emergência. Quase todos os países da América latina sofrem com o mesmo problema e pedem ajuda internacional para apagá-los.
RIO MADEIRA SECA
O Segundo rio em volume d’água do mundo, o rio Madeira, que nasce nos Andes, como o Amazonas, mas que é o único rio da Amazônia que recebe águas da bacia da Prata, aqui de baixo, teve anteontem, o seu volume mais baixo da história em Porto Velho: 0,95 cm. Na minha Humaitá – 2 km de largura – o rio está secando tanto que ribeirinhos têm que caminhar um km para buscar água potável. As praias e a terra seca tomaram o leito de um dos maiores rios da terra! Amigo meu do Pará escreveu que o Madeira secaria por uma guerra atômica. E agora ele seca a cada ano mais, pelo louco estresse do clima provocado pelo homem! Deus!
HIDROVIA DO MADEIRA
Meu amigo Roberto Massafera me mandou notícia sobre a Hidrovia do Madeira – que já funciona hoje – e que terá leilão em 2025 com uma tarifa menor que a esperada: R$ 0,80 por tonelada transportada. Pela Hidrovia hoje passam, toda a soja e o milho produzidos na região centro-oeste, fertilizantes e combustíveis, veículos e outros produtos em grandes balsas. O custo da concessão prevê a dragagem, sinalização e despesas com a manutenção da hidrovia.
RIO + RICO DA TERRA
A Hidrovia do rio Madeira que passa por 11 municípios (três em Rondônia e oito no Amazonas) é uma das maiores do mundo e as secas continuadas nele por causa da crise climática, ameaça o grande projeto em curso na região. Nesse momento o Madeira está sem canal para escoar a produção. Produtores querem pagar R$ 1 por tonelada. O rio Mississipi, EUA, draga 90 milhões de m3 por ano e o rio Madeira apenas 1 milhão de m3/ano. Hoje transporta 3 milhões de toneladas/ano. Em 2030, seriam de 20 milhões de toneladas/ano e 2057, 28 milhões. Brasil, mundo, produtores, gente, salvem o rio mais lindo e rico da terra! Lá foi domesticada a Mandioca, nasceu o Cacau (chocolate), Guaraná, Ouro abundante, estão alojados os maiores Castanhais e Seringais da Amazônia. Nasceu a etnia Guarani da fusão dos Ante com os Tupi.