Início Cidade

Vigilância em Saúde de Araraquara entregará serpentes e escorpiões ao Butantan

Os animais peçonhentos foram capturados nas áreas rural e urbana da cidade

26
Os animais peçonhentos foram capturados nas áreas rural e urbana da cidade e também foram trazidos ao Centro de Controle por agentes de controle de outros municípios

O Centro de Controle da Fauna Sinantrópica, órgão da Vigilância em Saúde, entregará ao Instituto Butantan, no próximo dia 24 de novembro, em São Paulo, 17 serpentes (urutus cruzeiros, caiçacas e cascavéis) e 850 escorpiões amarelos (Tityus serrulatos). A viagem será realizada em veículo próprio da Prefeitura de Araraquara, com os devidos cuidados de segurança.

Os animais peçonhentos foram capturados nas áreas rural e urbana da cidade e também foram trazidos ao Centro de Controle por agentes de controle de outros municípios. Nesta quarta-feira (18), inclusive, 44 escorpiões chegaram de Macatuba, na região de Bauru.

Em uma operação no cemitério de Macatuba capturamos os escorpiões

“Em uma operação no cemitério de Macatuba capturamos os escorpiões e fomos informados por agentes de Iacanga que Araraquara possui o Centro de Controle. Viemos trazer os escorpiões e também conhecer as instalações”, relatou o coordenador de Controle de Vetores, de Macatuba, Nivaldo Aparecido da Silva.

Araraquara promove campanhas educativas nos assentamentos, sítios e chácaras, ressaltando a importância da coleta e captura de animais peçonhentos para estudo e produção de soros antivenenos. No ano passado, foi realizada a 1ª Semana de Escorpionismo.

“Agora, o trabalho de captura tem sequência e nós levamos os animais peçonhentos ao Butantã para seja feito o soro antiofídico, medicamentos  e outros estudos”, explica o agente operacional, Rodrigo Ilho.

Vale recordar que, em março deste ano, o Centro de Controle levou ao Butantã uma quantia similar de escorpiões amarelos e serpentes, além de aranhas armadeiras e escorpiões pretos.

Localizado no Parque do Pinheirinho, o Centro de Controle da Fauna Sinantrópica funciona das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O telefone é o (16) 3331-3820.

UPA DA VILA

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que o atendimento de acidentes com serpentes e escorpiões é realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier, localizada na Avenida José do Patrocínio, 660. Telefones para mais informações (16) 3301-1500 (UPA VX).