Home Cidade

Dia 6 de maio é o último dia para tirar o título eleitoral, transferir ou regularizar

Eleitoras e eleitores que já têm a identificação biométrica (88% do eleitorado paulista) podem solicitar qualquer serviço pela internet, por meio da plataforma de Autoatendimento, sem sair de casa.

3
Regras são para todo o Estado de São Paulo

Os cartórios eleitorais do estado de São Paulo estarão de portas abertas nesta sexta (1º de maio), feriado do Dia do Trabalho, no sábado (2) e no domingo (3), das 9h às 15h. O atendimento será por ordem de chegada, respeitadas as prioridades da fila. Além da abertura neste feriado e no fim de semana, as unidades do TRE-SP funcionarão em horário ampliado na segunda (4), terça (5) e quarta (6), das 9h às 17h.

Preciso ir ao cartório presencialmente? Somente precisa buscar atendimento presencial quem vai tirar o primeiro título (alistamento eleitoral) ou quem precisa fazer alguma alteração no cadastro eleitoral e ainda não tem a biometria coletada.

Eleitoras e eleitores que já têm a identificação biométrica (88% do eleitorado paulista) podem solicitar qualquer serviço pela internet, por meio da plataforma de Autoatendimento, sem sair de casa. Eleitor com biometria não precisa ir ao cartório solicitar serviços do título; veja como fazer pela internet Antes de procurar um cartório, verifique a situação do título ou da biometria (clicando na opção “Situação do título”, na aba “Consultas” do Autoatendimento) para evitar a formação de filas ou deslocamentos desnecessários.

Eleitores que não possuem biometria, mas estão em situação regular com a Justiça Eleitoral poderão votar normalmente nas Eleições 2026 apresentando um documento com foto no dia do pleito. O 1º turno será em 4 de outubro.

Documentos necessários no atendimento presencial

Leve: um documento de identificação com foto, como o RG, e um comprovante de residência recente em seu nome ou da pessoa com quem mora. São aceitas contas de luz, água ou telefone. As pessoas do gênero masculino que completarem 19 anos em 2026 também precisam levar o certificado de quitação militar (reservista).

Todos os serviços eleitorais são gratuitos, sendo cobradas, eventualmente, apenas as multas devidas por quem não votou nem justificou a ausência às urnas. A consulta de débitos está disponível no Autoatendimento, na aba “Consultas”.