O Procon Araraquara “Dr. Octávio Médici” está desenvolvendo uma série de atividades durante esta semana para marcar o Dia do Consumidor, comemorado anualmente no dia 15 de março. Além de apresentação do balanço de atividades de 2022 na sessão da Câmara Municipal, a programação inclui o início das atividades do projeto Procon na Escola de 2023 e a distribuição de panfletos para orientar a população sobre os riscos de golpes nas relações de compra. A Rede Participativa da Secretaria Municipal de Comunicação também está lançando podcast para tirar dúvidas sobre os direitos dos consumidores.
A agenda especial do Procon desta semana começou com a participação de Rodrigo Martins, coordenador do Procon Araraquara, da Tribuna Popular da sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (14) para apresentação do relatório de atividades no passado, que revelou muito trabalho das equipes de fiscais, com a constatação de inúmeras irregularidades em estabelecimentos comerciais de diferentes setores.
De acordo com o balanço do ano, foram registradas 92 ações de fiscalização no total, sendo que, destas, 63 estabelecimentos foram autuados por irregularidades e outros 14 foram notificados para prestar esclarecimentos.
Em relação aos atendimentos no Procon, em comparativo entre os anos de 2021 e 2022, houve um aumento no número de atendimentos presenciais, de 1140 em 2021 para 2273 em 2022 e redução dos atendimentos realizados através do telefone, de 4139 em 2021 para 1791 em 2022, evidenciando a volta dos consumidores ao atendimento na sede do Procon, após a melhora nos números da pandemia de Covid-19.
Sobre a solução dos conflitos entre consumidores e fornecedores intermediados pelo Procon de Araraquara, 78% das demandas foram solucionadas na fase preliminar, realizada por e-mail ou carta ao fornecedor reclamado.
Dentre os projetos e programas desenvolvidos pelo Procon Araraquara em 2022 e apresentados ao Executivo, um dos destaques foi o Procon na Escola, que levou atividades de educação para o consumo e de educação financeira a 369 alunos de 9 escolas da cidade públicas e privadas de Araraquara. E ainda teve início o Programa de Educação Financeira, que está em fase de implantação.
DIA DO CONSUMIDOR
O dia 15 de março do Procon Araraquara começa às 8h30, na EMEF Ruth Cardoso, no Jardim Maria Luiza, com a primeira atividade do ano do projeto Procon na Escola de 2023.
No período da tarde, o foco será a população em geral, com distribuição de material informativo sobre riscos de golpes nas relações de consumo, realizada no centro da cidade, inclusive no Paço Municipal.
E ainda para marcar a semana do consumidor, em podcast com Ander Mascoti, da Rede Participativa da Prefeitura de Araraquara, o coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, tira dúvidas sobre os avanços dos direitos dos consumidores, sobre as relações de compras, troca e devolução de produtos, além de golpes nas compras on-line. O podcast da Prefeitura pode ser acessado no link https://open.spotify.com/
A sede do Procon fica na Rua Prof. Dorival de Oliveira, 164, Vila Ferroviária, com atendimento das 8h30 às 13h e das 14h às 16h. O consumidor também pode tirar suas dúvidas através do telefone (16) 3301-3131, do Whatsapp (16) 99701-0120 ou através do Facebook, no mesmo horário do atendimento presencial. O contato com o órgão também pode ser feito através do e-mail procon@araraquara.sp.