Início Destaques

Celebração do Dia do Comerciante aconteceu em cenário atípico, diz Deliza

Comércio é um dos setores que mais geram emprego e renda em Araraquara; Sincomercio tem auxiliado empresários a enfrentar os desafios gerados pela pandemia do novo Coronavírus

51
Antonio Deliza Neto, presidente do Sincomercio Araraquara

Foi celebrado nesta quinta-feira (16) o Dia do Comerciante e, excepcionalmente em 2020, ocorreu em um cenário atípico. Por conta da pandemia de Covd-19, lojistas de todo o país estão reinventando os modelos de negócios para manter as vendas e minimizar os impactos econômicos da crise sanitária.

Para auxiliar os empresários nesse período, o Sindicato do Comercio Varejista de Araraquara (Sincomercio) montou uma força-tarefa para orientar os estabelecimentos sobre as medidas de segurança e buscar incentivos para o segmento, com o objetivo de manter as lojas em funcionamento.  Além disso, a equipe da entidade criou canais de comunicação que incentivam as vendas via WhatsApp, e-mail, redes sociais, entre outras plataformas digitais.

“No município, assim como em outras cidades da região, o comércio varejista é um dos principais geradores de emprego e renda, responsável por quase 20% dos postos de trabalho. Ou seja, é fundamental para a economia local. Porém, com a crise, sofreu grandes perdas, o que está exigindo um maior esforço dos lojistas para contornar a situação e evitar as demissões”, analisa Antonio Deliza Neto, presidente do Sincomercio.

Na avaliação de Deliza, os pequenos e médios empresários dificilmente conseguem ter reservas financeiras para enfrentar longos períodos de inatividade e poucas vendas. Por isso, o papel do sindicato é lutar pelo setor, expondo o lado do comerciante em conversas com representantes de outras entidades e, inclusive, com as autoridades municipais.

“Tudo é novo, ninguém nunca viveu essa situação. Tanto o público quanto os lojistas estão se readaptando a este cenário. Por isso, vamos seguir desempenhando nosso papel, que é orientar e ajudar os empresários a vencerem os desafios impostos pela pandemia. E neste dia 16, mais do que nunca, os comerciantes merecem os parabéns por continuarem investindo e acreditando no setor, que tanto contribui para o desenvolvimento econômico e social de Araraquara”, afirma.