Início Destaques

Ciesp promove programa de digitalização da indústria, também em Araraquara

Projeto inédito será realizado também na regional de Araraquara e poderá aumentar em até 50% a capacidade produtiva das indústrias

28
Sede do Ciesp em Araraquara

O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) está lançando o projeto “Jornada da Transformação Digital”, que irá oferecer consultoria e suporte profissional para que cerca de 40 mil indústrias paulistas modernizem seus processos nos próximos quatro anos. Com essa iniciativa, estima-se que as indústrias de pequeno porte aperfeiçoem sua capacidade produtiva e se destaquem no mercado.

O Digitalize é destinado às micros e pequenas empresas, que são aquelas com maior dificuldade de se modernizar e, também, as que estão em maior quantidade. Segundo o Ciesp, somente no estado de São Paulo, elas representam 82%.

Para Bruno Franco Naddeo, diretor da regional do Ciesp – Araraquara, as indústrias que participarem da iniciativa alcançarão muitas vantagens: “Elas terão a oportunidade de se destacar em alguns quesitos como melhorar o nível de maturidade digital, diminuir o consumo de energia, ampliar sua competividade frente ao mercado e aumentar em até  50% a produtividade”.

O projeto foi desenvolvido pelo Senai/Sebrae/Ciesp/Fiesp e terá custo zero para as indústrias associadas ao Ciesp na fase de diagnóstico, treinamentos e de revisão nos modelos de negócios.

“As etapas iniciais serão gratuitas e na reta final, as empresas que precisarem investir em softwares e equipamentos receberão, ainda, uma consultoria específica para definição de qual a melhor fonte de financiamento”, pontua Naddeo.

Será disponibilizado suporte para a formulação dos projetos que necessitarem de recursos, mas as primeiras etapas envolvem melhoria na eficiência energética, que reduz o valor da conta de energia elétrica e já impacta positivamente no caixa das empresas. “Outra etapa importante nesta reta inicial é o de manufatura enxuta, que aumenta a produtividade, sem a necessidade de investimentos em novas máquinas, apenas utilizando a revisão de processos”.

O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, lembra que a Jornada da Transformação Digital prevê a automação industrial e integração de diferentes tecnologias, dentre as quais está a digitalização das atividades industriais, a computação em nuvem, a internet das coisas, a inteligência artificial e o uso da robótica. Tudo no sentido de melhorar processos e a produtividade.

“A iniciativa será essencial para apoiar a transformação digital nas empresas, modernizando a tecnologia e os modelos de negócios. O impacto será muito significativo, trazendo competitividade e maturidade digital”, diz Cervone.

Para saber mais sobre a jornada e se inscrever para participar, preencha o formulário no www.ciesp.com.br/araraquara