
Não tão popular quanto o Natal ou o Dia das Mães, o Dia dos Pais deste ano – ainda com pandemia – vai ajudar a melhorar o movimento de vendas do comércio araraquarense nos dias 6 e 7 de agosto. A comemoração da data será no dia 8.
Com mais atividade e mais gente circulando, a data comemorativa acaba funcionando como um motivador adicional de compras, explica um lojista que a esta altura busca reequilibrar o caixa da empresa, após 16 meses de pandemia.
Embora o crescimento na primeira quinzena de agosto cria esta expectativa, quando se comparam os números aos de 2019, observa-se que a queda ocorrida em 2020, ainda continua forte, com recuo médio nas vendas de 40,3%.
Confecções, calçados e artigos de uso pessoal continuam apresentando menor recuperação, não só pela limitação para provar roupas e calçados, mas também porque, com as pessoas saindo menos, as compras por impulso são afetadas.
“A expectativa é que Araraquara volte integralmente com suas atividades comerciais o mais rápido possível – o que deve acelerar a recuperação, ainda bastante lenta”, assegura o comerciante.
Já os economistas consideram também que o consumidor continua cauteloso, em função da perda de renda e da insegurança no emprego – o que faz com que esse crescimento das vendas continue lento. “Porém, a retomada será beneficiada com mais atividades funcionando de forma mais ampliada”.
Para o Dia dos Pais a programação já está definida: dia 06 de agosto (sexta-feira) o comércio permanecerá aberto até 22h; no dia 07 (sábado) até às 17h. Por outro lado os shoppings e os supermercados, seguirão com seus horários habituais de atendimento.