Home Economia

Conferência de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural tem 29 propostas aprovadas

Relatório com as propostas e delegados eleitos foi encaminhado ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (CONSEA)

40
Encaminhamento das propostas ocorreu no meio desta semana

Nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Araraquara encaminhou ao Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo (CONSEA) o relatório com os resultados e as propostas aprovadas na 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Agricultura Urbana, realizada no último dia 28 de julho no auditório da Universidade Paulista-UNIP.

O relatório foi elaborado pelas equipes técnicas que promoveram o encontro, formadas pela Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Coordenadoria de Agricultura, que pertence à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, além do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSAN), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e Conselho de Agricultura Urbana.

Todo o processo democrático de participação popular teve início com a realização das pré-conferências, que de forma descentralizada permitiu a socialização dos eixos temáticos e a mobilização de mais de 350 pessoas de diversos segmentos da sociedade representada pelas cotas de mulheres, agricultores familiares, beneficiários de programas sociais, imigrantes, universitários, público LGBTQIA+, jovens, idosos, afrodescendentes, religiões de matriz africana, representantes de entidades sociais e religiosas que atendem pessoas em situação de rua.

A conferência, que contou com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos: comida de verdade, democracia e equidade”, teve a participação de mais de 540 pessoas. Somando o público das pré-conferências e da conferência, foram mobilizadas 890 pessoas.

Foram aprovadas 29 propostas, fruto das demandas advindas das pré-conferências que foram discutidas nos grupos de trabalho formados durante a conferência, das quais 13 foram eleitas como prioritárias e foram encaminhadas ao CONSEA-Estadual. Na plenária final foram eleitos os 12 delegados, sendo 8 da sociedade civil (2/3) e 4 do poder público (1/3) que irão representar o município na Conferência Regional que será realizada neste mês em São Carlos.

O propósito destes delegados é defender estas propostas, que uma vez aprovadas na etapa regional podem seguir para a conferência estadual prevista para o mês de setembro em Barretos. Se aprovadas na etapa estadual, as propostas serão encaminhadas para a Conferência Nacional, prevista para o mês de dezembro em Brasília.

Silvani Silva, coordenadora de Segurança Alimentar, avaliou os resultados do encontro. “A Conferência Municipal foi uma excelente oportunidade de avaliação da realidade local e as propostas advindas da sociedade civil organizada servirão de base para a formulação das diretrizes com vistas na atualização dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável.

Os oito delegados eleitos pela sociedade civil foram Letícia Valério da Silva Bueno, Edilce Aparecida Ribeiro, Maria Carolina Almeida Pires de Melo Doin, Fernando Aparecido de Souza, Rita de Cassia Garcia Pereira, Vanessa Cristina de Souza, Arthur Gimenes Prado e Luana Nascimento Rocha Simão. Já os quatro delegados eleitos pelo poder público são Silvani Silva, Paula Fernanda de Oliveira, Marcelo Mazeta Lucas e Anderson da Silva.