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Levantamento mostra que cresce o uso de delivery de comida no Brasil

A conveniência e a variedade de opções impulsionam a popularidade dos serviços de entrega, transformando hábitos alimentares dos brasileiros

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A preferência crescente pelo delivery no Brasil pode ser explicada por uma combinação de fatores relacionados ao estilo de vida moderno

Uma pesquisa recente realizada pela Ticket, marca de benefícios de alimentação, divulgada pelo O Globo, revelou dados sobre os hábitos alimentares dos brasileiros. De acordo com o levantamento, quatro em cada dez brasileiros optam por pedir comida via delivery.

O levantamento foi realizado em junho de 2024 e contou com a participação de quase dez mil pessoas de diversas idades, localizações geográficas e perfis socioeconômicos. As informações coletadas mostram que 40% dos brasileiros recorrem ao delivery para suas refeições, com 11% realizando de um a dois pedidos por semana. Entre os consumidores da geração Z, com idades entre 15 e 28 anos, essa proporção aumenta para 51%.

Uma outra pesquisa, também realizada pela Ticket, analisou as preferências culinárias de quem opta pelo delivery. A categoria mais popular é o “fast food”, seguida de “comida brasileira”, “lanchonetes”, “pizzarias” e “carnes”.

Além disso, a análise das transações realizadas com o cartão Ticket revelou o gasto médio dos consumidores. Entre janeiro e maio de 2024, o maior gasto médio foi em comida japonesa, com R$ 84,80 por refeição, enquanto o menor gasto foi em pratos mineiros, com uma média de R$ 49,59 por pedido.

RAZÕES PARA A PREFERÊNCIA POR DELIVERY

A preferência crescente pelo delivery no Brasil pode ser explicada por uma combinação de fatores relacionados ao estilo de vida moderno e às mudanças provocadas pela pandemia de COVID-19. Em 2022, a Kantar realizou um estudo que revelou um aumento de 17,8% no número de compradores ativos de comida por delivery e de 12,6% em volume de compras, comparado ao ano anterior.

A vida moderna, caracterizada por um ritmo acelerado, faz com que muitas pessoas tenham menos tempo para cozinhar em casa. Entre os consumidores brasileiros, a busca por conveniência e a necessidade de otimizar o tempo são fatores que impulsionam o uso de serviços de entrega.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a pandemia acelerou ainda mais essa tendência, com 54,8% dos clientes utilizando serviços de delivery entre 2020 e 2021, em comparação com 30,4% em 2019.

CONFORTO E CONVENIÊNCIA

A conveniência, como já comentado, é um dos principais motivos que levam à utilização massiva do delivery de comida. É o que relatam 42% dos compradores, conforme dados de 2022 da Kantar. Os aplicativos e sites de entrega permitem que os consumidores tenham acesso a uma variedade de opções gastronômicas sem sair de casa.

Toda a diversidade disponível nos aplicativos de delivery consegue atender a todas as necessidades dietéticas, desde pratos vegetarianos e veganos até alimentos livres de glúten e lactose.

VARIAÇÕES REGIONAIS E MUNDIAIS NO USO DE DELIVERY

As preferências por delivery food no Brasil variam significativamente conforme a região e o perfil demográfico dos consumidores. Uma pesquisa divulgada pela revista Veja, realizada em 2020, revelou que São Paulo lidera o número de pedidos, com 15,28% dos consumidores usando o serviço, seguido por Rio de Janeiro (11,46%), Espírito Santo (10,08%) e Minas Gerais (9,51%).

O aumento no mercado de delivery também é visto no interior do Brasil. Dados da Delivery Much indicam um crescimento de 11% no valor transacionado e de 102% no número de pedidos durante o ano de 2020. Além disso, a consultoria Statista relatou que 83% dos brasileiros usaram aplicativos de entrega alimentícia no mesmo ano, em relação a 2017.

Em cenário global, os brasileiros são os maiores consumidores desses serviços e os responsáveis por quase metade de todos os pedidos da América Latina (48,77%). O segundo colocado é o México, com 27,07%, e depois a Argentina, com 11,85%. Os dados também são da Statista.

MARMITA: ALTERNATIVA MAIS SAUDÁVEL AO DELIVERY

Com a popularização da entrega de comida, iniciou-se um debate cada vez maior sobre alimentação saudável. Embora o delivery seja mais conveniente, é preciso prestar atenção à qualidade nutricional dos alimentos.

Manuela Dolinsky, diretora do Conselho Federal de Nutrição, aponta que o fast food ainda é a primeira opção, especialmente entre jovens, devido ao seu custo acessível. “A conscientização da necessidade de reduzir no cardápio alimentos ultraprocessados é impulsionada por informações facilmente acessíveis. Mas muitos jovens ainda enfrentam dificuldades para encontrar opções saudáveis que sejam tão baratas e convenientes quanto as de fast food”, pontua, em entrevista ao jornal O Globo.

Uma alternativa mais saudável e econômica é a preparação de marmitas, que se tornou popular entre trabalhadores e estudantes. Para facilitar, é possível preparar as refeições da semana em um único dia, cozinhando porções de arroz, feijão, legumes e proteínas, dividindo em recipientes individuais e, em seguida, armazenando na geladeira ou no freezer para consumir ao longo da semana.