
O Dia dos Namorados, que ocorre no dia 12 de junho, encerra o primeiro semestre no calendário de datas comemorativas do varejo. E para avaliar o comportamento dos consumidores e identificar de que forma o atual cenário econômico deve afetar as vendas na ocasião, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara realizou a Pesquisa de Intenção de Compras direcionada para a data, efetuada por meio de um questionário on-line e com participação majoritária de mulheres com até 28 anos.
Segundo o levantamento, 56,5% dos consumidores da cidade pretendem ir às compras neste Dia dos Namorados e os estabelecimentos mais procurados serão as lojas de vestuário, bolsas e calçados (19,3%), artigos de alimentação/bebidas (19,3%), além do setor de joias, relógios e acessórios (10,8%). Da parcela que não irá às compras, 46,7% disseram que não têm a quem presentear, 20% alegaram motivos financeiros e 20% utilizarão outras formas de homenagear.
Gráfico 1 – Segmentos mais buscados e suas respectivas porcentagens em Araraquara – maio/junho 2025

A pesquisa apontou também que a expectativa do ticket médio para a compra dos presentes é de R$ 128,95. O valor representa uma queda comparado ao resultado do ano anterior, quando o ticket médio foi de R$ 151,49, com diminuição percentual de aproximadamente 14,87%.
A queda no ticket médio observada nesta data é explicada por uma mudança no perfil de consumo dos entrevistados. Houve uma redução expressiva nas faixas de maior valor, com apenas 2,6% dos respondentes declarando intenção de gastar acima de R$ 300 — número significativamente menor que os 11,9% registrados em 2024. Isso reduz o impacto dos valores mais altos no cálculo final.
Além disso, foi identificado um aumento proporcional nas faixas de menor valor, enquanto em 2024, 70,2% dos consumidores pretendiam gastar até R$ 200, esse percentual subiu para 82,1% em 2025. Ou seja, cresceu a participação daqueles que pretendem gastar menos.
“Esse movimento pode sinalizar uma postura mais cautelosa por parte dos consumidores, influenciada por fatores como endividamento, inflação e incertezas econômicas, o que contribui diretamente para a retração do valor médio gasto com presentes nesta data”, avalia Maria Clara Kirsch, pesquisadora do Núcleo de Economia do Sincomercio.
MODELOS DE COMPRA
A modalidade de compra mais procurada será pela internet, com a preferência de 61,5% dos entrevistados, contrastando com o ano anterior, quando a maioria preferiu comprar presencialmente. Em contrapartida, a compra em loja física representa 38,5% dos que irão presentear alguém nessa data.
Na pesquisa sobre as preferências de pagamento para a compra de presentes, observa-se uma variedade nas escolhas dos consumidores. A maioria prefere usar o PIX, com 41% das respostas, seguido pelo cartão de crédito, tanto a prazo, com 23,1% de preferência, quanto à vista, com 20,5%. Ainda, 15,4% dos entrevistados preferem utilizar o cartão de débito. Em 2024, o dinheiro era a escolha predominante dos consumidores.
Mais da metade dos consumidores (53,8%) tendem a comprar nos últimos dias que antecedem a data e 33,3% já realizaram as compras aproximadamente com 15 dias de antecedência. Cerca de 7,7% dos entrevistados comprarão presentes na véspera ou no próprio Dia dos Namorados e apenas 5,1% preferem comprar o presente com um mês ou mais de antecedência.
EXPERIÊNCIA DE COMPRA
Os consumidores apontaram também que as divulgações on-line por meio de redes sociais, marketplaces e e-mails (36,88%) são, atualmente, os meios que mais influenciam na escolha dos locais de compra. Em segundo lugar, aparece a recomendação de amigos, familiares ou conhecidos (28,37%), seguida pelas vitrines e a exposição dos produtos nas lojas físicas (14,89%). Ferramentas de pesquisa e comparadores de preços on-line aparecem com o mesmo percentual (14,89%), enquanto rádio/televisão (3,55%) e panfletos ou outdoors (1,42%) tiveram pouca influência na percepção dos entrevistados.
No momento da compra, os principais atrativos para os consumidores são os descontos e promoções, com 25,36% das respostas, e a oferta de produtos diferenciados (17,70%). A qualidade e confiabilidade do site da loja (16,75%) e a qualidade no atendimento (11,48%) também se destacam. Outros aspectos mencionados foram o parcelamento das compras (9,57%), a disponibilidade de mais meios de pagamento (8,13%), a presença on-line (6,70%) e a organização e decoração da loja (4,31%).
Gráfico 2 – Evolução da Taxa de Juros (Selic) entre os meses de junho de 2024 e de 2025

EXPECTATIVA DE VENDAS NA REGIÃO DE ARARAQUARA
Uma pesquisa realizada pela FecomercioSP projeta um crescimento de 3,5% nas vendas do varejo na região de Araraquara para o Dia dos Namorados, com um faturamento estimado de R$ 2 bilhões. A entidade destaca que quatro das cinco atividades varejistas mais impactadas pela data devem apresentar crescimento, com a liderança das lojas de vestuário, tecidos e calçados (16,8%), seguidas pelas farmácias e perfumarias (5,9%), lojas de móveis e decoração (1,3%) e pelos supermercados (0,6%). No entanto, espera-se novamente uma queda no segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (-4,1%).
Tabela 1 – Projeções do faturamento do comércio varejista para junho de 2025 – Região de Araraquara

A FecomercioSP entende que a projeção de alta no faturamento reflete a resiliência da atividade econômica do varejo na região, que vem apresentando forte aumento há anos. Dessa forma, o mercado de trabalho aquecido e a evolução da renda ainda devem garantir resultados positivos nesta data.
Coordenação de pesquisa: Elton Casagrande | Pesquisadores: Maria Clara Kirsch Junqueira e Bruno H. Camacho