Home Economia

Empresa araraquarense capta R$ 4 mi para investir na saúde de pets

Estudo inovador desenvolve um biochip medicamentoso para administração subcutânea em animais de estimação

0
Incubadora, ressalta a conquista da 3D Pharma no cenário nacional e a importância da pesquisa acadêmica em benefício à saúde animal.

Dentre 850 iniciativas, 244 aptas para avaliações e 10 projetos aprovados, a empresa 3D Pharma, da Incubadora de Empresas de Araraquara, foi contemplada com R$ 4.080.010,00 do Programa Finep (Financiamento de Estudos e Projetos) Inova Doc, do Governo Federal, para desenvolvimento de produtos de saúde na área veterinária.

Segundo os pesquisadores da 3D Pharma, o estudo inovador desenvolve um biochip medicamentoso para administração subcutânea em animais de estimação. O tratamento otimiza a eficiência terapêutica e substitui as múltiplas doses, que causam desconforto aos animais.

Na prática, o projeto de produção do biochip será iniciada em abril deste ano e o prazo de conclusão para escala industrial que envolve liberação de fármacos, via impressão 3D, é de cinco anos.

O professor doutor Ricardo Bonotto, que é gerente da Incubadora, ressalta a conquista da 3D Pharma no cenário nacional e a importância da pesquisa acadêmica em benefício à saúde animal. “Ter uma empresa incubada selecionada entre centenas de projetos em âmbito nacional é também um reconhecimento ao trabalho do corpo técnico da nossa incubadora, que auxiliou as empreendedoras na elaboração do projeto de fomento, e também das universidades de Araraquara que formam um importante ecossistema de inovação”, destaca Bonotto.

Para o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, o êxito da 3D Pharma vem ao encontro dos objetivos da gestão do prefeito Edinho em apoiar a pesquisa e a inovação com editais de estímulos a startups. “A 3D Pharma foi uma das primeiras empresas selecionadas pelo Programa de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador de Araraquara e agora na segunda fase do programa, com certeza, teremos mais conquistas”, projetou Damiano Neto.

Além do apoio do Governo Federal e da Prefeitura, a empresa participa de editais do Centelha e PIPE/ Fapesp, ambos estaduais, para fortalecer ainda mais as competências de inovação.

Fonte: prefeituradeararaquara