Um grupo de empresários de Araraquara está organizando uma manifestação contra o lockdown a ser realizado nesta quarta-feira (23), às 17h, em frente à prefeitura. Um carro de som circula pela cidade convidando a população em geral para participar do ato.
A principal reclamação do grupo de empresários é o fechamento das atividades econômicas. “Trabalho é vida, traz dignidade, estabilidade física e emocional. Contra o lockdown, contra o fechamento do comercio, contra a fome!”, diz a mensagem divulgada pelo carro de som.
LOCKDOWN
A Prefeitura de Araraquara decretou pela segunda vez o lockdown com medidas mais restritivas de circulação entre as 12h de domingo (20) até as 23h59 do próximo domingo (27). o primeiro lockdown ocorreu no final de fevereiro deste ano.
A medida foi adotada após três dias consecutivos de alerta máximo na testagem geral para Covid-19 no município, com positivação acima de 20% de todos os pacientes testados (veja mais abaixo).
Nos dias e horários em que o lockdown estiver em vigor, só é permitido sair de casa e circular pela cidade em situações de urgência ou emergência ou para trabalhar ou utilizar um serviço que estiver funcionando normalmente. O transporte público também foi suspenso durante os dias de vigência do decreto.
Somente é permitido o funcionamento presencial de hospitais, instituições de saúde de pronto atendimento e estabelecimentos de pronto atendimento animal; serviços de urgência e emergência em saúde humana ou animal; farmácias; serviços de comunicação, publicidade e tecnologia, preferencialmente através de trabalho remoto ou atendimento em domicílio; serviço de transporte de mercadorias em geral, combustíveis, gás liquefeito de petróleo (GLP) e água envasada, bem como serviços de logística; hospedagem; segurança privada de pessoas e patrimônio; estacionamentos de veículos em quadras adjacentes a hospitais e instituições de saúde de pronto atendimento; atividades industriais cuja paralisação acarrete danos à estrutura do estabelecimento e aos respectivos equipamentos ou máquinas, bem como implique no perecimento de insumos; prestação de serviço de transporte individual de pessoas e animais, inclusive através de aplicativos de transportes; estabelecimentos de comércio de insumos médico-hospitalares e de higienização; e atividades de autoatendimento, em que não haja atendimento presencial, permitida a presença, exclusivamente em agências bancárias, de 10% de funcionários para serviços administrativos e de manutenção correlatos ao autoatendimento.
MERCADOS
Supermercados, hipermercados, açougues, padarias, cerealistas, comércio de hortifruti e similares podem atender presencialmente das 6h às 20h a partir desta quarta-feira (23), seguindo as regras sanitárias de prevenção da Covid-19.
BARES E RESTAURANTES
Bares, restaurantes e demais estabelecimentos que comercializem alimentos de consumo imediato podem realizar atendimento desde a terça-feira (22) exclusivamente mediante entrega em domicílio (“delivery”), das 6h às 20h.
BARREIRAS
A entrada de pessoas não residentes em Araraquara somente será admitida mediante passagem por barreira sanitária, na qual deverão apresentar laudo de teste negativo para a Covid-19, emitido em prazo inferior a 48 horas, ou comprovante de vacinação para a doença, observados no mínimo 15 dias da aplicação da 2ª dose.