O faturamento real do comércio eletrônico da região de Araraquara atingiu R$ 104,6 milhões no segundo trimeste de 2018, alta de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, as vendas do e-commerce na região cresceram 5,8%. Os resultados compõem a Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) por meio do seu Conselho de Comércio Eletrônico em parceria com a Ebit|Nielsen.
Na região, o número de pedidos via comércio eletrônico atingiram 244 mil no segundo trimestre do ano. O resultado representa uma queda de 12,7% em relação ao primeiro trimestre de 2018. O tíquete médio que aponta o faturamento por pedido ficou em R$ 428,64, decréscimo de 0,6% em relação ao mesmo período de 2017. A participação da região de Araraquara no faturamento do varejo geral do e-commerce ficou em 2,3%.
De acordo com o Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), o e-commerce vem se popularizando muito na região, e grande parte dos consumidores realizam pesquisas on-line de preços antes de ir às compras. O segmento com maior participação nas compras via internet é o de bens duráveis, que costumam apresentar preços menores do que os ofertados pelas lojas físicas. Delis Magalhães, economista do Sincomercio, ressalta que muitas vezes o consumidor chega a ir até o estabelecimento para ver o item e comprá-lo on-line posteriormente. “Ainda assim, as vendas do comércio físico são muito fortes na região”, afirma.