A inadimplência dos araraquarenses manteve-se estável no primeiro mês do ano. De acordo com o levantamento do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, com base nos dados divulgados pela Boa Vista SCPC, não houve novas inclusões no cadastro geral de inadimplência entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. No mesmo período, a recuperação de crédito cedeu 0,1% na variação mensal.
O indicador – elaborado a partir dos novos registros de dívidas vencidas e não pagas informadas pelas empresas à Boa Vista – registrou ainda queda de 6,8% em comparação com janeiro do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda foi de 0,09%. Já o índice de recuperação de crédito teve uma redução de 6,5% quando comparado a janeiro de 2019. No acumulado a queda foi de 0,12%.
Fonte: Boa Vista SCPC. Elaboração: Sincomercio Araraquara
Para Marcelo Cossalter, pesquisador do Sincomercio, a recuperação de crédito tem flutuado nos últimos oito meses e sugere que as dívidas em atraso estão sendo gradativamente liquidadas. “O forte estímulo creditício iniciado com a sucessiva redução das taxas de juros é o principal fator por trás dos movimentos observados nos indicadores. Com as baixas na Selic, o custo do crédito diminui, facilitando o consumo. Porém, ainda não houve uma significativa retomada da capacidade de contrair crédito pelas famílias”.
Ainda segundo Marcelo, a retomada do consumo deve se acentuar ao longo de 2020. “A lenta recuperação do emprego e da renda tem sido apoiada, sobretudo, no setor informal, com postos de menor qualificação e remuneração inferior. Diante deste cenário, a baixa produtividade desse tipo de atividade agrega pouco valor à economia e desestimula a criação e desenvolvimento de novos mercados. Consequentemente inibe o crescimento sustentável da própria economia a longo prazo”.
Evolução da inadimplência e recuperação de crédito em Araraquara – jan19 / jan20
Fonte: Boa vista SCPC. Elaboração: Sincomercio Araraquara