Início Destaques

Inadimplência segue estável no mês de janeiro em Araraquara

Indicador de recuperação de crédito sugere que as famílias têm dificuldades em saldar dívidas em atraso

20
Inadimplência registrou ainda queda de 6,8% em comparação com janeiro do ano passado

A inadimplência dos araraquarenses manteve-se estável no primeiro mês do ano. De acordo com o levantamento do Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara, com base nos dados divulgados pela Boa Vista SCPC, não houve novas inclusões no cadastro geral de inadimplência entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. No mesmo período, a recuperação de crédito cedeu 0,1% na variação mensal.

O indicador – elaborado a partir dos novos registros de dívidas vencidas e não pagas informadas pelas empresas à Boa Vista – registrou ainda queda de 6,8% em comparação com janeiro do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda foi de 0,09%. Já o índice de recuperação de crédito teve uma redução de 6,5% quando comparado a janeiro de 2019. No acumulado a queda foi de 0,12%.

Fonte: Boa Vista SCPC. Elaboração: Sincomercio Araraquara

Para Marcelo Cossalter, pesquisador do Sincomercio, a recuperação de crédito tem flutuado nos últimos oito meses e sugere que as dívidas em atraso estão sendo gradativamente liquidadas. “O forte estímulo creditício iniciado com a sucessiva redução das taxas de juros é o principal fator por trás dos movimentos observados nos indicadores. Com as baixas na Selic, o custo do crédito diminui, facilitando o consumo. Porém, ainda não houve uma significativa retomada da capacidade de contrair crédito pelas famílias”.

Ainda segundo Marcelo, a retomada do consumo deve se acentuar ao longo de 2020. “A lenta recuperação do emprego e da renda tem sido apoiada, sobretudo, no setor informal, com postos de menor qualificação e remuneração inferior. Diante deste cenário, a baixa produtividade desse tipo de atividade agrega pouco valor à economia e desestimula a criação e desenvolvimento de novos mercados. Consequentemente inibe o crescimento sustentável da própria economia a longo prazo”.

Evolução da inadimplência e recuperação de crédito em Araraquara – jan19 / jan20

Fonte: Boa vista SCPC. Elaboração: Sincomercio Araraquara