Organizar-se financeiramente é essencial para controlar as despesas e colocar em prática planos para o futuro. Embora seja um desafio quando feito em um curto período de tempo, é possível adotar novos hábitos e práticas que permitirão equilibrar as finanças ainda em 2024.
Assim, iniciar a organização financeira antes do fim do ano permitirá começar 2025 com o orçamento em dia, melhorando a relação com o dinheiro e proporcionando bem-estar logo nos primeiros meses. Além disso, ao quitar dívidas e alcançar o controle total das finanças ainda em 2024, será possível estabelecer metas e implementar controles mais detalhados ao longo do próximo ano, como poupar e investir em títulos de longo prazo.
ORGANIZAÇÃO DO ORÇAMENTO
O primeiro passo para se organizar financeiramente é comparar a quantia recebida de dinheiro com o valor gasto na residência e no dia a dia. Anotar todas as despesas fixas, gastos com cartões e dívidas ajudará a ter uma visão clara da situação financeira atual.
VENCIMENTO DAS CONTAS
Os juros gerados por atrasos no pagamento das faturas podem dificultar um planejamento financeiro para o futuro. Por isso, se o pagamento de uma conta não puder ser feito na data atual de vencimento, é recomendável entrar em contato com a instituição para reprogramar o boleto para uma data mais conveniente nos próximos meses.
CORTE DE GASTOS
Apesar de o corte de gastos ser um dos maiores desafios para o controle financeiro, ao detalhar todas as informações relacionadas ao salário e às contas, é possível identificar para onde o dinheiro está indo e eliminar compras supérfluas, que passam muitas vezes despercebidas no dia a dia.
Além disso, é possível economizar mensalmente entrando em contato com operadoras de telefonia e serviços de assinatura para reduzir planos ou obter descontos.
EM DIA COM AS DÍVIDAS
Um dos problemas mais complexos a serem resolvidos ainda em 2024 é regularizar as pendências com todas as instituições financeiras, como quitar dívidas com bancos, cartões de crédito e outros serviços. Priorizar o pagamento dessas dívidas ajuda a evitar que os valores aumentem devido aos juros, evitando que ultrapassem ainda mais o orçamento mensal.
Para isso, é fundamental fazer um planejamento e entrar em contato com as instituições. Muitos serviços oferecem sistemas de renegociação e parcelamento da dívida, facilitando o pagamento sem sobrecarregar o orçamento atual.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Por fim, para começar 2025 de forma organizada financeiramente, é aconselhável iniciar o planejamento para os próximos períodos ainda no final de 2024. Incorporar uma forma de controle de gastos à rotina ajudará a tornar essa prática constante no futuro.
Para isso, é possível usar aplicativos específicos para esse fim ou controlar os gastos com sistemas de planilhas. Independentemente da ferramenta escolhida, ao visualizar os gastos futuros, será possível entender melhor a rotina financeira da casa e elaborar um planejamento mais detalhado para o próximo ano.