A população acima dos 60 anos deverá crescer 77% no mundo até o ano de 2040, o que implicará em aumento com gastos em saúde, maior consumo de serviços de Homecare e novos nichos de assistência e tratamentos para doenças crônicas.
Esse foi um dos pontos abordados em Araraquara pelo presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o empresário Rafael Cervone, durante sua palestra “Macrotendências Mundiais até 2040″. O evento foi realizado na semana passada no Espaço Lupo e reuniu 50 empresários e gestores da área da indústria.
A apresentação de Cervone utilizou o cruzamento de 326 bancos de dados do Ciesp e da Fiesp e apontou tendências para nove áreas. Além de saúde, a apresentação tratou de infraestrutura, trabalho e qualificação, alimentos, urbanização e segurança, energia, perfil do consumidor e entretenimento e turismo. “Com essa palestra, a nossa ideia é sinalizar temas que podem ser relevantes para aprofundamento pelos setores e trazer novas oportunidades de negócios”, disse Cervone.
O presidente do Ciesp também chamou a atenção para a maturação e proliferação da Indústria 4.0, o que deve impactar profundamente nos processos produtivos, no perfil dos empregos e nos fatores de competitividade.
“A tecnologia deverá impactar também nas cadeias produtivas mundiais. Esse processo de maturação e proliferação tem feito com que essas tecnologias ganhem cada vez mais um caráter de sociedade 4.0″, explicou Cervone, que foi recebido pelo diretor regional do Ciesp em Araraquara, Bruno Franco Naddeo.
Araraquara foi a 14ª regional onde a palestra foi apresentada. O Ciesp possui 42 regionais no estado e representa 8 mil indústrias associadas.
Cervone aproveitou a passagem por Araraquara para conhecer as fabricas da Lupo, da Nigro e Alumínio Ramos, todas associadas da regional e essenciais no fomento da atividade industrial. “A passagem pelas empresas foi uma oportunidade de compartilhar com o presidente o potencial das nossas associadas e seus processos, alguns já alinhados às tendências apresentadas”, comentou Bruno Franco Naddeo.
Durante o evento, a empresária Liliana Aufiero, presidente da Lupo, recebeu uma placa em homenagem à fábrica pelos 80 anos de parceria com o Ciesp. A empresa é a associada mais antiga da entidade na região.