A Prefeitura de Araraquara definiu um aumento significativo nos valores do IPTU do ano que vem. Por meio de decreto municipal, os valores venais do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) serão reajustados em 9,68%. A informação foi divulgada nos atos oficiais da Prefeitura no último sábado (18).
A Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Finanças considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a responsável pelo calculo. Segundo a Prefeitura, o aumento no valor do IPTU ocorre após dois anos sem atualização ou reajuste com base na inflação do período.
Segundo a secretária da pasta, Juliana Agatte, desde 2018 a Prefeitura não faz essa atualização com base na inflação, o que poderia elevar o índice a 21% caso utilizasse esse critério. “Para que o município não perca em arrecadação e consiga fazer frente às suas despesas, estamos atualizando o valor do IPTU na ordem de 9,68%. Ou seja, estamos apenas repondo a inflação dos últimos 12 meses, mesmo as perdas do período tendo sido maiores, porque entendemos a atual situação econômica difícil para todos”, afirma Juliana Agatte.
Para a secretária municipal de Saúde Eliana Honain, o Município teve que investir muitos recursos próprios para poder enfrentar a pandemia e precisa ter uma estrutura além do que já tínha no início de 2020. “Foram grandes investimentos e que realmente valeram a pena, porque muitas vidas foram salvas por meio da nossa capacidade de resposta rápida no enfrentamento da pandemia”, analisa.