Início Economia

Reunião com o Governo de SP debate plano de retomada da atividade econômica

Prefeito Edinho, secretários, coordenadores e representantes de setores empresariais acompanharam a videoconferência de explanação do Plano São Paulo nesta terça-feira (12)

37

O prefeito Edinho participou de uma reunião por videoconferência com os demais prefeitos da Comissão Municipalista do Governo do Estado nesta terça-feira (12). O encontro foi comandado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e com a participação dos demais secretários do governo estadual.

Na oportunidade, prefeitos e secretários estaduais dialogaram sobre o Plano São Paulo, que estabelece detalhes para a futura retomada da economia após o pico da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

O Governo do Estado estabeleceu os seguintes critérios para a flexibilização da quarentena: redução na transmissão do vírus por 14 dias seguidos, ocupação de leitos de UTI abaixo de 60% e isolamento social acima de 55%. O plano para retomada será regionalizado, respeitando a realidade de cada região do estado.

“A situação econômica é muito difícil, e por isso precisamos fazer todo o planejamento necessário para a saída dessa crise de forma responsável, sem prejudicar a saúde pública. Por enquanto, prossegue a quarentena e a orientação para que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de necessidade. Em breve, essa situação será superada”, afirmou o prefeito Edinho — os decretos municipal e estadual estendem a quarentena até o dia 31 de maio.

A reunião foi acompanhada pelos presidentes da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), José Janone Júnior, do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara), Antônio Deliza Neto, e do SinHoRes (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara), Fernando Pacchiarotti, que estão colaborando com o Município na elaboração do plano de retomada.

Também estiveram na videoconferência o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; as secretárias Eliana Honain (Saúde), Amanda Vizoná (Planejamento e Participação Popular) e Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça e Cidadania); a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle; a gestora de projetos Silvani Silva; além do diretor-presidente da Morada do Sol Turismo, Eventos e Participações, Manoel de Araújo Sobrinho.