Home Destaques

44% dos pais em Araraquara querem volta das aulas presenciais só em 2021

O apontamento feito na enquete organizada pelo RCIA sobre o retorno dos alunos às aulas presenciais apresenta outro dado mais drástico: elas só poderiam ser retomadas após descoberta de uma vacina, temendo a contaminação das crianças pelo coronavírus

625
O assunto será debatido de forma virtual

Passados 10 dias, o RCIA fecha uma das etapas da enquete realizada “Qual a sua opinião sobre a volta às aulas em plena pandemia?” e sugere à população pelo menos uma resposta: Após descoberta da vacina, Somente em 2021 e Deve retornar urgente. Em uma análise que não deve ser considerada técnica e muito menos científica, os dados da consulta online em Araraquara apontam que 52% dos  votantes não acreditam que é possível retomar as aulas sem vacina para a covid-19. No mesmo levantamento, 44%  afirmam que só mandariam os filhos à escola em 2021 e apenas 4% encaminhariam – de forma urgente.

Realizada esta primeira fase entre 7 e 14 de agosto, a enquete se prolonga por esta semana mas já adianta um resultado que se assemelha às decisões que vêm sendo tomadas por inúmeros municípios paulistas de que só será possível essa retomada no ano que vem. As manifestações ao nosso portal vieram através de pais, alunos, professores, funcionários das escolas e equipes diretivas de várias instituições escolares. Araraquara hoje está com a bandeira amarela.

44% escolhem – aulas presenciais só em 2021

Pais afirmam que o índice para voltar só depois da descoberta da vacina (52%) ou somente em 2021 (44%) tem um peso muito forte na decisão pois representam na sua totalidade 96%: “É um dado muito significativo. Ainda mais a Educação Infantil que necessita ainda mais a proximidade do professor ou do funcionário da escola, é onde as crianças terão maiores dificuldades de distanciamento, de usar máscara e de não compartilhar seus pertences, que inclui até merenda”, revelam.

Desde março, mesmo sem aulas presenciais, as escolas estaduais permanecem em regime de plantão para realizar atendimentos, higienização e funções administrativas. Professores e funcionários da Educação consideram que eles estão dentro da sala de aula, que convivem com os estudantes. “É a nossa vida que estará exposta, assim como as dos nossos alunos, e o governo infelizmente faz protocolos no papel sem nos ouvir. Quem conhece a realidade das escolas somos nós”, desabafaram através de mensagens ao nosso portal.

Municípios próximos à Araraquara como São Carlos e agora no final de semana  Santa Lúcia já anunciaram que as atividades escolares, de forma presencial, só voltarão no ano que vem e a decisão sempre vem pautada por uma explicação – Pensando na saúde das crianças, dos seus familiares e dos profissionais da Educação, ficou decidido que as aulas presenciais em nosso município só retornarão em 2021, como aconteceu com Santa Lúcia através da sua Secretaria Municipal de Educação.