Início Destaques

Prefeitura entrega kits de materiais escolar e didático a alunos do ensino fundamental

Serão atendidas todas as turmas das 14 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), abrangendo mais de 7.400 estudantes

44
Os livros didáticos que compõem o Kit dos anos iniciais são fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizará, no período compreendido entre 17 a 23 de junho, a entrega de kits de materiais escolar e didático para os estudantes do ensino fundamental municipal. Será mais uma importante ação neste novo e desafiador momento decorrente da pandemia de Covid- 19.

Logo após a suspensão das aulas em razão do enfrentamento à doença, a Secretaria Municipal da Educação iniciou a publicação e disponibilização de conteúdos educacionais digitais e atividades escolares elaboradas por professoras e professores no site da Prefeitura Municipal (http://www.araraquara.sp.gov.br/) e também as entregas de kit gêneros da alimentação escolar às famílias dos alunos matriculados na rede municipal, visando garantir o cuidado e atendimento das necessidades nutricionais dos alunos, em especial os mais vulneráveis.

Ampliando o alcance das ações em curso, na próxima semana, a Secretaria Municipal da Educação iniciará a entrega de kits de material escolar e didático do Ensino Fundamental com objetivo de subsidiar, apoiar, fortalecer e favorecer as aprendizagens iniciadas neste ano letivo, manter os vínculos com a escola e favorecer a rotina diária dos alunos da rede municipal.

Serão atendidas todas as turmas de anos iniciais (turmas do 1º ao 5º ano) e anos finais (turmas do 6º ao 9º ano) das 14 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), abrangendo mais de 7.400 estudantes.

Os livros didáticos que compõem o Kit dos anos iniciais são fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação, parceria essa que também disponibilizou a todos aos alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental o acesso ao Centro de Mídias da Educação do estado de São Paulo para a formação dos professores e para apoiar a aprendizagem dos estudantes com a oferta uma educação mediada por tecnologia e por meio da TV aberta. Os dirigidos aos estudantes dos anos finais, coleção Aprova Brasil, foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal.

De acordo com Clélia Mara dos Santos, a secretária municipal da Educação, após essa entrega, serão contemplados os alunos das 4ª e 5ª etapas da educação infantil e os estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

O kit de material escolar e didático dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental é composto por 1 livro da Coleçao Ler e Escrever, 1livro “EMAI” (Educação Matemática para Anos Iniciais), 1 Cartilha de orientações às famílias dos estudantes das redes Estaduais e Municipais de São Paulo, 1 caderno brochurão, 1 caderno de desenho, 2 lápis preto, 1 caixa de lápis de cor, 1 caneta esferográfica azul, 1 apontador, 1 borracha, 1 tubo de cola, 1 caixa de giz de cera e 1 caixa de guache.

Já o  kit de material escolar e didático dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) será entregue aos alunos com 1 livro Aprova Brasil (Lígua Portuguesa), 1 livro Aprova Brasil (Matemática), 1 Cartilha de orientações às famílias dos estudantes das redes Estaduais e Municipais de São Paulo, 1 caderno brochurão, 1 caderno de desenho, 2 lápis pretos, 1 caixa de lápis de cor, 1 caneta esferográfica azul, 1 apontador, 1 borracha e 1 tubo de cola.

“Nesse período de suspensão das aulas presenciais é de vital importância que colaboremos para que os estudantes se sintam motivados a continuar aprendendo, para que isso ocorra fora da escola e com todas as dificuldades e limitações que a situação atual nos impõe o apoio e a colaboração dos pais, mães e ou responsáveis e familiares dos estudantes, assim como a constante mediação e proximidade da escola e dos professores são fundamentais para superar esse momento”, afirma a secretária municipal Clélia Mara dos Santos.