Home Destaques

Telecolaboração no ensino motiva visita de docentes estrangeiras à Araraquara

Professoras da França e Espanha estiveram na Unesp em Araraquara pelo programa CAPES-PrInt

267
As professoras visitantes Martine Derivry-Plard (esq) e Paloma Castro (ao centro) ao lado da professora Ana Cristina Biondo Salomão, durante visita no câmpus de Araraquara da Unesp

Um projeto envolvendo instituições e pesquisadores de três continentes na área de telecolaboração no ensino foi o ponto de partida para visita de duas professoras ao câmpus de Araraquara da Unesp. A presença das docentes ao longo de quinze dias reforçou a rede de pesquisa dentro do programa CAPES-PrInt da Universidade e viabilizou a oferta de uma disciplina no programa de pós-graduação da unidade.

Martine Derivry-Plard é docente na Universidade de Bordeaux, na França, enquanto Paloma Castro é docente na Universidade de Valladolid, na Espanha. Ambas estiveram no câmpus de Araraquara ao longo de quinze dias, no final de novembro. Juntamente com a professora Ana Cristina Biondo Salomão, da Unesp em Araraquara, e Sa-hui Fan, da National Taichung University of Education, de Taiwan, o grupo criou, ainda em 2016, o projeto Three Continents.

O projeto propõe a realização de intercâmbios virtuais entre os alunos das quatro instituições. Em abril de 2019, a iniciativa foi objeto de uma reportagem da TV Unesp, no âmbito do BraVE (Brazilian Virtual Exchange). programa realizado na Unesp sob a coordenação da professora Ana Cristina Biondo Salomão. O BraVE é uma estratégia de internacionalização e reúne atividades entre estudantes da Unesp e de uma universidade do exterior que desenvolvem um plano de trabalho conjunto definido por meio de uma parceria estabelecida entre seus respectivos professores, na graduação ou na pós-graduação.

Turma da disciplina Telecollaboration: Theory and Practice, ministrada pelas professoras visitantes (Foto: Ana Salomão)

Durante a presença das professoras em Araraquara neste ano foram discutidos desdobramentos da colaboração iniciada em 2016 e que deve ser fortalecida a partir da inserção da rede no projeto da Unesp no âmbito do programa CAPES-PrInt.

As professoras visitantes ainda ministraram a disciplina Telecollaboration: Theory and Practice (Telecolaborações: Teoria e Prática) para os alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp, em Araraquara. A professora Sa-hui Fan, de Taiwan, colaborou com as aulas  por meio de videoconferência.

“A disciplina teve o objetivo de discutir o conceito de telecolaboração, ou intercâmbio virtual, e apresentar aos alunos diferentes contextos e modos como esse recurso tem sido implementado atualmente, tanto no ensino superior como na educação básica”, afirma a professora Ana Cristina Salomão, responsável pela vinda das professoras visitantes por meio do programa CAPES-PrInt.