Início Especial Publicitário

SICOOB 4434 Av. Barroso: Crescimento de 77% em 2019

32
Sidinei Oltremare, diretor operacional, Walter Orloski, diretor administrativo e Antônio Gaban, presidente executivo

O Sicoob 4434 – Av. Barroso inicia 2020 com um recorde: o crescimento de 77% em ativos até outubro de 2019, em comparação ao mesmo período anterior. Os ativos são os recursos que a cooperativa administra: é o dinheiro em conta, empréstimos concedidos e demais movimentações dentro da instituição. Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob 4434, Mário Thuyosi Hokama, o aumento dos ativos reflete a confiança do associado na cooperativa. “São mais pessoas acreditando e fazendo suas movimentações conosco. Esse crescimento aumenta e fortalece a nossa participação no mercado enquanto sistema cooperativo frente às instituições bancárias”, afirma. Hoje, o Sicoob 4434 conta com mais de 8 mil associados.

Segundo o presidente, esse novo momento possibilita à cooperativa ampliar a capacidade de expansão e atender em outras regiões por meio da implantação de novas agências.
Para 2020, o Sicoob inaugurará uma nova agência em São Paulo e uma em Campinas (SP). Com isso, a cooperativa passa a ter seis pontos de atendimento no estado, sendo dois em Araraquara e um em cada uma das seguintes cidades: São Paulo, Campinas, Matão e Dobrada.

PRÊMIO

A forte expansão do Sicoob 4434 já está sendo reconhecida. Em dezembro, a cooperativa recebeu o Prêmio Ranking 2019 na categoria Clássica – Média. A premiação é promovida pela Central das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo – Sicoob Cecresp e reconhece as cooperativas com os melhores resultados do ano.
O prêmio é inédito para a instituição. A categoria vencedora engloba as cooperativas que oferecem todos os produtos financeiros como cartões, empréstimos, seguros, investimentos, consórcios etc.

INCORPORAÇÃO

Em julho passado, o Sicoob 4434 fez a incorporação do Sicoob Coopara, também com sede em Araraquara.
“A união das cooperativas Coopara e 4434 seguiu as orientações do Banco Central para a consolidação do sistema do cooperativismo de crédito em todo o país. Assim, além de fortalecermos a economia em toda nossa região, deixamos de atender apenas a área de Araraquara para atuarmos em todo o estado. Com isso, nos tornamos mais fortes e competitivos no mercado”, explica o presidente executivo do Sicoob 4434, Antônio Tomazetti Gaban.

Conselho de Administração do Sicoob 4434: Mário Hokama, presidente do conselho, Antônio Gaban, presidente do Sicoob 4434, Bruno Kodda, José Fragalli, vice-presidente do conselho, José Janone Júnior, Antônio Deliza Neto e Eduardo Del’Acqua.

Para o diretor administrativo do Sicoob 4434, Walter Francisco Orloski, a incorporação é importante tanto economicamente quanto estrategicamente. “A união destas forças amplia as condições de fortalecimento da nossa cooperativa. O desafio é grande, mas as possibilidades de evolução são ainda maiores”, afirma Orloski.

CONSELHO

Além da aquisição do Sicoob Coopara, outro fator estimulou o crescimento expressivo do Sicoob 4434: a forte representatividade de setores do comércio e da indústria dentro da instituição. Os conselhos de Administração e Fiscal são compostos por empresários e representantes desses setores, que são associados ao Sicoob e peças fundamentais no desenvolvimento econômico de toda a região.
No Conselho de Administração, são sete membros: Mário Thuyosi Hokama, presidente do conselho e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araraquara; José Antônio Fragalli, vicepresidente do conselho e vice-presidente do Sincomercio Matão; Antônio Deliza Neto, presidente do Sincomercio Araraquara; Bruno Gilberti Kodda, presidente do SinHoRes Araraquara; Eduardo Antonialli Del’Acqua, José Janone Júnior, presidente da ACIA e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Antônio Tomazetti Gaban, que também ocupa a presidência do Sicoob 4434.
Já no Conselho Fiscal, há seis integrantes, sendo três efetivos: José Zambo Migliatti, Júlio Fernando Paschoal Basso e Luis Carlos Lupi; e três suplentes: Evandro Lucas Yashuda, André Castro Rizo e Luis Henrique Alfonsetti.

Conselho Fiscal do Sicoob 4434: Evandro Yashuda, suplente, José Migliatti, efetivo, Luis Carlos Lupi, efetivo,  André Rizo, suplente e Júlio Basso, efetivo.

“A maioria dos nossos sócios são empresas de diversos tamanhos e segmentos do comércio e indústria. A participação desses setores na administração direta da cooperativa é essencial para entendermos e atuarmos com base nas necessidades e demandas dessas organizações e, assim, garantir a assertividade do nosso papel na vida financeira delas”, afirma Hokama. Orloski afirma que essa representatividade, com a participação ativa da liderança empreendedora de Araraquara e região na administração da nossa cooperativa, é um dos grandes diferenciais do Sicoob 4434. “Isto permite a relação tão próxima que temos com os nossos cooperados e a melhora constante do atendimento, oferecendo os serviços e produtos certos para o crescimento deles”, ressalta.

ASSOCIAÇÃO DE GARANTIA DE CRÉDITO PAULISTA (AGCP)

Um dos fundamentos principais do Sicoob 4434 é oferecer ao micro e pequeno empreendedor as mesmas condições que um grande empresário possui junto à rede bancária. Assim, o Sicoob 4434 em parceria com o Sebrae, Sicoob Crediasisc, Sicoob Acicred, Sicoob Crediacirc e associações comerciais de Araraquara, Americana, Guarulhos, Limeira, Rio Claro e São Carlos constituíram a primeira Associação de Garantia de Crédito
Paulista (AGCP). A função da instituição é facilitar o crédito aos empreendedores, oferecendo o aval para aqueles que não possuem as garantias necessárias para a realização da operação de crédito. Com a carta de aval da AGCP, a taxa de juros diminui significativamente pelo fato da redução do risco da operação, tornando-a muito mais justa
e competitiva, contribuindo para o sucesso do negócio do associado.