
Setembro foi um mês pontuado pela euforia dos diretores, colaboradores e cooperados da Credicentro, cooperativa de crédito formada em assembleia no dia 20 de maio de 1982. Estatutariamente inscrita como Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana e Demais Produtores Rurais do Centro do Estado de São Paulo, a Credicentro atua em uma grande área formada por Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Ibaté, Matão, Nova Europa, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos, Gavião Peixoto, Trabijú e Motuca.
Trinta e sete anos se passaram; com o emprego da tecnologia e visando atingir esse movimento ascendente do cooperativismo financeiro, a Credicentro se fortalece e foca suas atividades no econômico social, aproveitando a necessidade que as pessoas têm de bom atendimento, relacionamento saudável e transparente com uma instituição financeira.
Para o presidente Mário Elcio Danieli, isso em breve fará a diferença e gerará um grande momento para a cooperativa, pois ela se preocupa com seus cooperados.
“Os gestores precisam estar atentos ao crédito, aos negócios e aos associados, para que haja o atendimento das suas necessidades, sem prejuízo da atenção aos riscos. O setor é bastante regulado, o que contribui para a estabilidade, mas é importante não perder a oportunidade de estabelecer a relação da cooperativa com seu dono, que também é associado e cliente”, comenta o dirigente.
AS MUDANÇAS
A nossa cooperativa, diz Mário Danieli, ainda não possuía um sistema adequado de atendimento; tínhamos então pela frente duas opções – de irmos para uma central ou buscarmos um sistema mais evoluído, prático, seguindo os passos da modernidade. Dentre os sistemas procurados o que mais se adequaria ao nosso estilo seria o elaborado pela Fácil que possui a FacCred, sistema integrado de gestão empresarial ERP, desenvolvido para automatizar de forma flexível e segura os processos operacionais e gerenciais de Bancos e Cooperativas.
No dia primeiro de setembro, após quase três meses de negociações, a diretoria da Credicentro finalizou os detalhes contratuais com a Facil e a cooperativa passou a oferecer aos cooperados os serviços do Internet Banking: “Toda mudança apresenta alguns transtornos até que as peças estejam adaptadas aos seus lugares, mas felizmente já está atendendo muito bem”, diz Mário Danieli.
Para ele, a implantação foi ótima, pois a Credicentro se mantém vinculada ao Banco do Brasil. Se tivesse migrado para outro sistema, as contas dos cooperados teriam que ser encerradas e abertas em outra Central, como Sicoob por exemplo. Mantendo o sistema, as compensações seguem no Banco do Brasil.
O gerente administrativo, Rodrigo Donizeti de Almeida, afirma que agora as operações da Credicentro são realizadas pelo Internet/Mobile Bank, oferecendo os serviços de um banco convencional, gerando até boletos e trabalhando com consórcios. Ele afirma ainda que com as mudanças, a Credicentro vai abrir contas para entidades sem fins lucrativos, como sindicatos, associações, empresas do setor canavieiro, buscando empresas e funcionários. As inovações vêm facilitando a vida do cooperado principalmente dos que residem em outras cidades: “A tecnologia permite o avanço, com comodidade e serviços mais ágeis; além disso, quem é cooperado da Credicentro, encontra vantagens e benefícios, finaliza Mário Danieli.