
Julho de 2019. Estão reunidos na sede da Hora Sol em Araraquara os clientes, colaboradores e amigos do casal Eliana e Sérgio Hermínio Fausto, proprietário da empresa que mantém fortes vínculos comerciais com a DIMEP. Um dos objetivos do encontro é apresentar a todos, através de palestras, a evolução tecnológica dos equipamentos e as inovações deste setor, com foco nas mudanças que vêm acontecendo por conta da Reforma Trabalhista e o e-Social, envolvendo diretamente o setor de RH das empresas.

De acordo com o diretor Sérgio Hermínio Fausto, a Hora Sol sempre esteve compromissada com a qualidade e o atendimento destinado aos seus clientes. “Aliamos estes fatores aos processos de transformação que normalmente ocorrem, para dar segurança ao controle de acesso e registro de ponto dos colaboradores”, disse ele na abertura do evento.
O COMEÇO DE TUDO
A tradição da Hora Sol neste segmento é formada por pioneirismo, ousadia e visão empresarial, fatores que dignificam o trabalho de Sérgio Hermínio Fausto em uma história que começa a ser escrita em 1969, quando um aluno torna-se concessionário da DIMEP, fabricante de relógios de ponto a partir de 1936.
Em 1969, Sérgio Fausto fez inscrição no Instituto Brasileiro de Relojoaria, uma das tantas atividades do professor Dimas de Melo Pimenta, que criou a escola. Sérgio fez o curso por correspondência e se diplomou em março de 1971. Foi a partir daí que passou a ser concessionário da DIMEP.

Em 1972, Sérgio iniciou o primeiro estágio em relógio de ponto na TagusDimep, em Pinheiros. O segundo estágio foi no ano seguinte, já na DIMEP no Alto de Pinheiros.
O empresário conta que naquele tempo, seu veículo era uma lambreta, com a qual viajava para toda região, chegando a instalar algumas redes de relógios nas rodoviárias de São José do Rio Preto, Araçatuba e Guaraçai. “O primeiro carro, um Fusca 1969, foi comprado em 1974 e me deu melhores condições para atender a clientela”, comenta. Até o número de telefone de contato, de apenas cinco dígitos ainda está em suas lembranças: 2-4548.

LEMBRANÇAS
A transformação da Hora Sol a partir dos anos 70 foi sendo feita de forma moderada e equilibrada, acompanhando a tecnologia e implantando sistemas de gestão que lhe garantissem uma abrangência regional. Em 1978, a empresa construiu seu primeiro prédio – uma área total de 40m² – na Rua Barão do Rio Branco, 1441: “Ali permanecemos até 9 de julho de 2009, ou seja 31 anos, data em que mudamos para o atual prédio, na avenida Jorge Haddad”, recorda Sérgio Fausto.

No ano de 2000, a DIMEP estendeu a área de atuação de Sérgio Fausto, para que assumisse a região de Ribeirão Preto. Neste ano, montou outro escritório naquela cidade e designou o filho Dimas Fausto para gerenciar, com o nome de Comercial Hora Sol Araraquara, hoje denominada Dimastec. Os dados fazem parte da publicação feita pela DIMEP em 2016 nas comemorações dos seus 80 anos de atividades.


Para o empresário, hoje as inovações não devem ocorrer apenas tecnicamente, tornando-se de extrema importância o acompanhamento organizacional das empresas; daí, a realização de duas palestras com temas ligados às mudanças que vêm ocorrendo por conta das reformas trabalhistas. Isso implica na reformulação dos serviços praticados pela área de recursos humanos das empresas.

PALESTRAS
O Futuro do RH, tema da palestra ministrada por Fabiane Prado, diretora Executiva da MAF Consultores Associados e do Espacio Crescer, alertou os empresários para os novos moldes de administração de pessoal. A palestrante, com enorme experiência – mais de 20 anos no segmento de RH, disse que o objetivo é sensibilizar os profissionais envolvidos na gestão de pessoas e que todos devem andar juntos com a tecnologia: “Hoje o mundo mudou, a tecnologia evoluiu muito, as coisas estão mais rápidas, porém fica o questionamento: o RH vai deixar de existir, ele já não é mais importante? Pelo contrário, o papel do RH em todo esse processo de mudanças nas organizações é fundamental”, comentou Fabiane.
O advogado Ricardo Monazzi, também palestrante, destacou a importância da Hora Sol promover o encontro visando apresentar aos empresários dentro deste universo novo que é a Reforma Trabalhista e o e-Social, o ‘compliance trabalhista’ que é a necessidade de ter o produto Hora Sol ajudando na forma correta de anotar a jornada e passar com segurança os dados ao e-Social. Tudo se transforma num conjunto de informações que significa agir de acordo com uma regra, que é estar em “compliance”, estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos, sinalizou o palestrante.