A brasileira Tati Weston-Webb classificou-se para a final olímpica do surfe feminino ao derrotar a costarriquenha Brisa Hennessy. Ela se tornou a primeira surfista do país a disputar uma decisão de Olimpíadas, uma história de resiliência da atleta, que em Tóquio 2020 foi eliminada nas oitavas de final da competição.
Com o resultado, a brasileira garantiu mais uma medalha para o esporte brasileiro. A disputa final acontecerá ainda nesta segunda-feira (5), a partir das 21h57 (de Brasília), contra a norte-americana Caroline Marks que derrotou a francesa Johanne Defay.
Tati fez uma bateria bastante sólida e contou ainda com um erro crasso de Hennessy, que interferiu em uma onda quando a brasileira possuía a prioridade.
A costarriquenha parece ter se equivocado e não conferiu o drop de Tati. Foi perceptível o sinal da brasileira para a adversária ao alertá-la sobre o erro. Hennessy pediu desculpas, mas isso praticamente matou sua performance, já que sua segunda nota foi anulada.
Tati foi extremamente eficiente para aproveitar as ondas seguintes, fazendo manobras de borda e ampliando sua vantagem até estabelecer um somatório de 10.33, totalmente inalcançável pela adversária.
Em sua última onda, Tati Weston-Webb ainda pegou um tubo, obtendo a nota 8.33, sua melhor na disputa. Ela finalizou a semifinal com 13.66, enquanto a adversária registrou a pontuação de 6.17. (Informações: Flashscore)