No dia 23 de setembro, um sábado, Araraquara sediará a 8ª etapa do Pé de Chumbo, um dos mais tradicionais campeonatos de kart do Brasil, que está em atividade há 18 temporadas consecutivas. Com entrada gratuita para o público, as competições serão realizadas a partir das 9h no Kartódromo Adalberto “Nenê” Cattani, no Parque do Pinheirinho.
No grid, estará o araraquarense Cândido Santos Neto, um dos mais antigos integrantes do grupo. A última vez que o Pé de Chumbo foi realizado no kartódromo do Parque Pinheirinho foi em setembro de 2019, com vitórias de Rafael Contatto, no geral, e Mayckon Mota, na categoria Light. Ambos têm presenças garantidas nesta etapa.
“Sempre é muito bom correr em Araraquara. É uma pista que todos os pilotos gostam e a forma como somos recebidos é fantástica. O pessoal é muito atencioso com a gente. Estamos felizes em retornar”, disse Marcelo Marusso, que é piloto, fundador e presidente do Pé de Chumbo.
O campeonato reúne 24 pilotos divididos nas categorias Pró e Light. São empresários e profissionais liberais de áreas diversas. A maioria deles é de Americana, mas há também representantes de cidades como Campinas, Paulínia, Vinhedo, Valinhos e até Balneário Camboriú-SC. “Até onde temos conhecimento, o Pé de Chumbo é o campeonato particular há mais tempo em atividade no Brasil. São 18 anos consecutivos. Graças ao apoio de empresas parceiras e ao envolvimento e dedicação dos pilotos, estamos construindo esta história e esperamos que ela tenha ainda muitos capítulos pela frente”, comentou Marusso.
A disputa ao longo do ano tem dez etapas, todas com duas corridas. Neste momento, o líder na classificação geral é Theo Trevisani, que busca o tetracampeonato e tem 336 pontos. Seus principais adversários até aqui são Ederson Rodrigues, segundo colocado com 330 pontos, e Dênis Barbosa, terceiro com 329.
Na Light, que dá ao campeão vaga na Pró do ano que vem, a liderança é de Rafael Nascimento, que aparece com 328 pontos. Sua posição no campeonato é bastante confortável e é pouco provável que deixe o título escapar. Os dois mais próximos dele são Oswaldinho Nogueira, com 266 pontos, e Rafael Barberatto, com 240.
Na temporada, o campeonato leva o nome de Copa Tatu Shopping Frutas de Kart Pé de Chumbo. Mais informações podem ser obtidas no site www.kartpedechumbo.com.br.