Home Destaques

Brasil sucumbe diante da Croácia, perde nos pênaltis e está eliminado da Copa do Catar

Em jogo bastante tenso, Seleção consegue vantagem na prorrogação, mas sofre gol no fim e sonho do hexa é adiado nas penalidades

61
Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil tentou, mas o sonho do hexa ficou pelo meio do caminho da Copa do Mundo do Catar. Na tarde desta sexta-feira (9), a seleção lutou, mas foi derrotada pela Croácia, nos pênaltis, por 4 a 2, após empatarem por 0 a 0 e em 1 a 1, na prorrogação, em partida disputada no Estádio Cidade da Educação, na cidade de Doha.

No tempo regulamentar, o Brasil esteve mais próximo do gol, principalmente no segundo tempo, mas parou em boas defesas do goleiro Livakovic, o grande destaque da seleção croata na partida.

Restou então a disputa na prorrogação. Sem diminuir o ritmo, o Brasil martelou e conseguiu o gol na reta final do primeiro tempo. Em grande jogada iniciada por Neymar, o camisa 10 tabelou com Lucas Paquetá, invadiu a área, driblou o goleiro e balançou as redes, marcando um golaço.

Próximo de conseguir a vaga às semifinais, a seleção brasileira acabou bobeando na parte final do jogo e a Croácia conseguiu o gol de empate. Em vacilo da zaga, Kovacic carregou a bola até a linha de fundo e cruzou na medida para Bruno Petikovic bater de primeira, a bola desviou no zagueiro Marquinhos, enganando o goleiro Alisson, antes de morrer no fundo das redes e jogar um balde de água fria.

Com o apito final, a decisão se encaminhou para as penalidades e os croatas se mostraram mais preparados. O Brasil desperdiçou duas cobranças, com Rodrygo, parando no goleiro Livakovic, e Marquinhos, e que acertou o pé da trave. Casemiro e Pedro converteram.

Vlasic, Majer, Modric e Orsic converteram todos os pênaltis, fazendo a Croácia chegar em sua segunda semifinal consecutiva.

Desde o penta de 2002, quando o Brasil cruzou contra um time europeu nas quartas de final, não consegue avançar: França (2006), Holanda (2010), Bélgica (2018) e Croácia (2022).

Esta também foi o último jogo de Tite na seleção brasileira. O treinador já havia afirmado que, ganhando ou perdendo a Copa, deixaria o comando técnico, o qual havia assumido em 2016.

A Croácia aguarda agora o vencedor de Holanda e Argentina, que duelam ainda nesta sexta-feira (9), às 16h, no Lusail Stadium.