
A camisa utilizada por Diego Armando Maradona na final da Copa do Mundo de 1986, no gol de “La Mano de Dios” (Mão de Deus), contra a Inglaterra, no México, foi leiloada por 7,1 milhões de libras, em torno de R$ 44,3 milhões.
O anúncio foi feito pela casa de leilões Sotheby’s, que tem sede na cidade de Londres e outros escritórios espalhados pelo mundo, inclusive no Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campo Grande.
De acordo com a casa, o valor obtido com a camisa é semelhante a outro, que foi o Manifesto Olímpico de 1892, sendo adquirido por R$ 43,9 milhões. O nome do comprador não foi revelado.
A camisa de Maradona teve um único dono nos últimos 35 anos. Ela foi do meio-campista inglês Steve Hodge, com quem trocou a camisa com o argentino logo após a decisão, vencida pela Argentina por 2 a 1.
O gol marcado pelo camisa 10 (o segundo do jogo) é um dos lances mais emblemáticos e polêmicos da história das Copas. Após a partida, o argentino reconheceu o ato e falou a imprensa: “O gol foi com a cabeça de Maradona e a mão de Deus”.
Maior ídolo do futebol argentino e um dos maiores da história do futebol mundial, Maradona faleceu em novembro de 2020, aos 60 anos, depois de uma parada cardiorrespiratória.
The jersey worn by Diego Maradona when he scored the ‘Hand of God’ goal was sold for $8.93 million, marking a new auction record for an item of sports memorabilia https://t.co/Gpjj0Gt1bd pic.twitter.com/sKl7lvuskg
— Reuters (@Reuters) May 5, 2022