Home Esporte

CBF anuncia novidades e mudança em seu símbolo

116
rogerio caboclo

 rogerio cabocloEstaduais serão reduzidos para 16 datas

Na tarde desta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou, oficialmente, a posse de seu novo presidente, Rogério Caboclo, em cerimônia realizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, local da sede da entidade máxima do futebol brasileiro.

Caboclo havia sido eleito em abril do ano passado, quando Del Nero foi banido da FIFA, após envolvimento com lavagem de dinheiro. Antes, o paulistano de 46 anos havia ocupado outros cargos na CBF, como diretor financeiro e executivo.

“Sempre acredito que podemos fazer mais e melhor. Também sou um bom ouvinte, capaz de acolher críticas e fazer mais pessoas participarem das tomadas de decisão. Tenho consciência do desgaste de imagem que a CBF passou nos últimos anos. Vamos aumentar os controles de governança e conformidade. Aplicaremos com toda a energia o código de ética. Não vou tolerar nenhuma pratica duvidosa ou desvio de conduta”, disse.

Durante o seu discurso, o novo mandatário afirmou que havéra um Centro de Desenvolvimento de Futebol, com sede que será construída em uma área com mais de 100 mil metros quadrados no Rio de Janeiro, além de confirmar que os campeonatos estaduais serão reduzidos de 18 para 16 datas no calendário.

“Assumo o compromisso: a partir de 2020 as datas-Fifa estarão livres no calendário nacional de competições. As datas dos campeonatos estaduais serão reduzidas a 16. Não são decisões fáceis, mas são inevitáveis”, contou.

A cerimônia contou também com a divulgação do novo símbolo da entidade, com o traço amarelo saindo pelos quatro lados do escudo, dando ênfase a “Seleção Canarinho”.

“A singularidade da marca, o que a distingue como única no mundo, é a sua brasilidade. E o futebol sempre foi a primeira e melhor brasilidade, representada pelo fair play, ousadia, disciplina, amor e empatia”, declarou o novo presidente.

Outras novidades foram o anúncio de Sylvinho, ex-jogador e que estava como auxiliar-técnico de Tite na seleção principal, como novo treinador da Seleção Olímpica, que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e também do ex-jogador e presidente do Ituano, Juninho Paulista, como novo Diretor de Desenvolvimento de Futebol da CBF. Já o ex-árbitro e comentarista da Rede Globo, Leonardo Gaciba, assume a Comissão de Arbitragem.

A CBF anunciou também a formação de um Conselho de Craques, formado pelos ex-jogadores Cafu, Ricardo Rocha, Jairzinho, Careca, Muricy Ramalho, Carlos Alberto Parreira, Zinho, Gilberto Silva e Juninho Paulista, e das ex-jogadoras Pretinha e Michael Jackson, pioneiras do futebol feminino.

As seleções de Beach Soccer e futsal também serão “abraçadas” pela entidade, que contará também com uma seleção de masters.

Crédito da foto: Lucas Figueiredo/CBF