Início Esporte

Coordenadora falou da possibilidade de cancelamento da Libertadores Feminina

Reunião entre governo equatoriano e manifestantes salvou a continuidade da competição

132
Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária S/A

Parece que o clima de paz voltou a reinar no Equador. Após a revogação do decreto do pacote econômico, que havia sido imposto pelo governo, a cidade de Quito, onde é sede da Libertadores Feminina, voltou a normalidade e a competição foi reiniciada nesta segunda-feira.

A reunião no último domingo foi decisiva para a continuação do torneio. Um novo adiamento da rodada poderia ocasionar o cancelamento da competição.

“Ela [a reunião] foi muito importante, porque teve um cessar das manifestações e, com o adiamento de uma rodada, a programação [dos outros jogos] foi mantida. Caso essa reunião não fosse positiva e as manifestações continuassem, ia ser uma decisão em conjunto, com todos os clubes e a Conmebol, de encerrar a competição”, declarou a coordenadora de futebol da Ferroviária, Ana Lorena Marche.

“A continuidade da competição ocorre porque a segurança está garantida. Não sentimos nada, o clima está muito bom na cidade e alguns jogos já ocorreram neste momento, com o Corinthians estreando. Por isso, a competição pode continuar com a garantia de segurança”, declarou.

LEIA MAIS:
Conmebol decide manter a disputa da Libertadores Feminina

O momento mais tenso aconteceu neste final de semana, quando as manifestações haviam se intensificado. O treinamento, que seria realizado pelo clube no CT do Deportivo El Nacional, acabou sendo cancelado.

“Na quinta-feira, utilizamos o CT do Nacional para treinarmos e ocorreu tudo bem antes de nossa estreia, na sexta-feira. Porém, no sábado, após o jogo, tivemos que ficar no hotel, pois as manifestações aumentaram e tínhamos que garantir a segurança de todas as atletas. Fizemos atividades recreativas e exercícios físicos, sempre buscando entreter as atletas por ficarem muito tempo dentro do hotel, mudando o clima para um ambiente seguro”, destacou.

A Ferroviária joga na noite desta terça-feira, às 21h30, contra o Estudiantes de Caracas-VEN, no estádio Casablanca, pela segunda rodada da competição.

CORINTHIANS VENCE NA ESTREIA

Depois da rodada adiada no sábado, o Corinthians finalmente estreou na Libertadores e com vitória na noite desta segunda-feira. A equipe enfrentou o Club Ñañas-EQU e venceu por 3 a 1, no estádio Olímpico Atahualpa.

Millene, Grazi e Juliete marcaram os gols do Timão, enquanto Zambrano fez o de honra das equatorianas.

O Corinthians volta a campo na quinta-feira (17), às 19h (Brasília), contra o América de Cali-COL.

Confira os resultados completos da primeira rodada:

LIBERTADORES FEMININA 2019

GRUPO A
Atlético Hulia-COL 2×1 Peñarol-URU
Cerro Porteño 3×2 Colo Colo

GRUPO B
Deportivo Cuenca-EQU 3×1 Estudiantes de Caracas-VEN
Mundo Futuro 1×10 Ferroviária

GRUPO C
Corinthians 3×1 Club Ñañas-EQU
América de Cali-COL 1×0 Libertad Limpeño-PAR

GRUPO D
Santiago Morning-CHI 2×2 UAI Urquiza
Municipalidad de Majes-PER 0x6 Independiente de Medellin-COL