A Ponte Preta está eliminada na segunda fase da Copa do Brasil e seguirá tendo como foco principal o acesso no Paulistão A2 Kia. Na noite desta terça-feira (7), em jogo único que abriu a segunda etapa do torneio, o time paulista visitou e acabou derrotado pelo Brasil de Pelotas, pelo placar de 2 a 0, no estádio Bento de Freitas, no interior do Rio Grande do Sul.
Márcio Jonatan e Luiz Felipe, um em cada tempo, marcaram os gols da partida. Além da classificação à terceira fase, o Brasil de Pelotas faturou mais R$ 2,1 milhões como premiação. Agora, o próximo adversário no torneio será definido por sorteio que irá ser marcado posteriormente pela CBF. Já a Ponte Preta, se despede da Copa do Brasil de 2023, com R$ 2,65 milhões acumulados em premiação – participação mais premiação da primeira fase.
Jogando em casa e com o apoio da torcida, o Brasil de Pelotas começou a partida fazendo pressão na área do adversário e não demorou para abrir o placar. Aos 13 minutos, Luis Gustavo cobrou escanteio na área e Márcio Jonatan apareceu no primeiro pau para desviar de cabeça para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Caíque França.
A resposta da Ponte Preta, em meio as muitas faltas cometidas pelas duas equipes, veio aos 22 minutos, em um chute de Weverton que passou perto do ângulo. Porém, o Brasil de Pelotas quase fez o segundo aos 30, quando Da Silva invadiu a área e bateu na saída do goleiro, mas tirou demais e mandou para fora.
O artilheiro da Ponte Preta na temporada, Jeh quase deixou tudo igual aos 32. Ele recebeu pela direita e bateu cruzado, obrigando Marcelo Pitol a se esticar todo para mandar para escanteio. Nos minutos finais, o duelo seguiu movimentado, mas o Brasil de Pelotas foi para o intervalo em vantagem.
Na volta para o segundo tempo, o Brasil de Pelotas começou melhor e ampliou aos sete minutos. Guilherme Nunes foi até a linha de fundo e deu um toque para trás, na medida para Luiz Felipe, que chegou batendo de chapa para o fundo das redes, mandando no cantinho, sem chances para o goleiro da Ponte Preta.
A partir daí, o time paulista se mandou para o tudo ou nada, focado em chegar ao empate, mas sem sucesso. As melhores chances aconteceram aos 35 minutos, quando Léo Naldi soltou a bomba e acertou o travessão e aos 45, quando Jean Carlos recebeu sozinho, mas cabeceou para fora. Por isso, o Brasil de Pelotas venceu por 2 a 0. (Futebol Paulista)