
Competição terá três fases de grupos
A Copa Paulista 2019 teve seu formato definido na tarde desta quinta-feira (11), quando foi realizado o Conselho Técnico da competição. As principais novidades para a temporada serão quanto ao período de descanso entre os jogos, além de uma nova fase de grupos.
O torneio contará com 24 participantes, divididos em 4 grupos de 6 na fase inicial. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a etapa posterior, que terá quadrangulares de quatro times, com os dois melhores avançando.
Antes disputada em mata-mata, a terceira fase terá os oito times divididos em dois quadrangulares. Os dois primeiros de cada se classificam para fazer a semifinal e a final da competição.
Outra novidade da edição é o tempo de descanso entre os jogos. Diferentemente dos anos anteriores, o torneio não terá jogos aos meios de semana, exceto para clubes que também disputam a Série D, dando mais tempo de preparação para as equipes entre uma rodada e outra. Por causa disso, o torneio começará mais cedo, no fim de semana do dia 23 de junho, enquanto a final está programada para 30 de novembro.
Os atletas, que poderão atuar somente por um clube, poderão ser inscritos até a segunda rodada da segunda fase (06/09), sendo permitida quatro trocas antes da terceira fase. Para a primeira rodada, os atletas deverão ser registrados até (12/06) e inscritos até o dia (19/06). Assim como nos campeonatos, o torneio terá Lista A (26 atletas) e Lista B (ilimitada para atletas de até 21 anos que jogaram algum torneio de base em 2018).
Os treinadores também só poderão dirigir uma equipe entre as participantes e têm recomendação de terem Licença A.
As vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil estão mantidas. O campeão escolhe e o segundo colocado fica com a vaga restante.
Confira os provaveis clubes que devem participar da competição:
Ferroviária
Portuguesa
Inter de Limeira
Ponte Preta
São Caetano
Velo Clube
Batatais
Juventus
Linense
Votuporanguense
Comercial
Desportivo Brasil
Água Santa
Noroeste
Santo André
EC São Bernardo
Taubaté
XV de Piracicaba
GE Osasco
Mirassol
Nacional
Rio Claro
Atibaia
Corinthians
Crédito da foto: Alex Jamberço / CAV